Paróquia _________________ Data ____________________ Hora ____________________ Nº de Baptismo ____________
Nome da criança __________________________________________________________ nascido(a) a _____ / _____ / ________ na freguesia de _____________________________ _______________________ concelho de ______________________________________ filho(a) de ____________________________________________________________ (telefone: __________________) e de _________________________________________________________________ (telefone: __________________) casados catolicamente na paróquia de ________________________________________________________________ concelho de _________________________________________________________ casados civilmente (ou) solteiros residentes em (morada completa: lugar ou rua, nº de porta, freguesia e concelho) _______________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ neto(a) paterno(a) de ______________________________________________________________________________ e de ___________________________________________________________________________________________ neto(a) materno(a) de _____________________________________________________________________________ e de ___________________________________________________________________________________________ padrinho__________________________________________________________estado______________idade_______ residente em (morada completa: lugar ou rua, nº de porta, freguesia e concelho) _______________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ madrinha__________________________________________________________estado______________idade ______ residente em (morada completa: lugar ou rua, nº de porta, freguesia e concelho) _______________________________________________ ______________________________________________________________________________________________
É conveniente trazer a CÉDULA DA CRIANÇA, juntamente com este impresso devidamente preenchido. REUNIÃO DE PREPARAÇÃO para o Baptismo, para pais e padrinhos, no dia _____ / _____ / _____, às ________ h. Os Padrinhos que não residam na paróquia do baptismo deverão trazer a DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------OS PAIS
BAPTISMO Primeiro passo na vida crista
O QUE É O BAPTISMO?
O Baptismo é um Sacramento, sinal visível de uma realidade invisível, mas real. No Baptismo, a água e as palavras do celebrante são sinal do amor de Deus e da salvação a que Ele nos chama.
O Baptismo torna-nos membros da Igreja e, por isso, passamos a fazer parte da comunidade dos discípulos de Jesus Cristo.
O Baptismo faz-nos filhos de Deus, por ele nascemos para uma vida nova e vivemos a alegria de ter Deus como Pai.
O Baptismo une-nos a Jesus Cristo, faz-nos seus irmãos, torna-nos participantes do Seu Mistério Pascal: morremos com Ele, somos sepultados com Ele e ressuscitamos com Ele. Com Ele passamos do pecado e da morte à vida nova. O Baptismo dá-nos o Espírito Santo. O Espírito Santo é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todas as pessoas.
• Os pais são os primeiros educadores dos seus filhos. • Os pais, ao pedirem o Baptismo para os seus filhos, comprometem-se perante a Igreja a educá-los na fé cristã. • Os pais da criança exercem funções verdadeiramente próprias na celebração do Baptismo: quando, publicamente, pedem que o filho seja baptizado; quando, depois do celebrante, assinalam o filho com o sinal da cruz, na fronte; quando declaram renunciar ao pecado e fazem a profissão de fé; quando levam o filho à fonte baptismal; quando lhe impõem a veste branca; quando seguram a vela acesa; quando recebem a bênção, especialmente destinada às mães e aos pais.
OS PADRI-HOS
Escolha dos Padrinhos • Os pais têm de tomar a sério a escolha dos padrinhos para os seus filhos, para que os padrinhos não se convertam numa mera instituição social de puro legalismo e formalismo. • Para essa escolha, não devem deixar-se guiar unicamente por razões de parentesco, amizade ou prestígio social, mas sim por um desejo sincero de assegurar aos seus filhos uns padrinhos capazes de colaborar com eles na sua educação. • Cada criança tenha um só padrinho, ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha.
CO-DIÇÕES PARA SER PADRI-HO ou MADRI-HA Possuir aptidão e desejo de desempenhar esta missão. Ter completado dezasseis anos de idade.
Missão dos Padrinhos • Juntamente com os pais, apresentam à Igreja a criança que vai ser baptizada. Durante a celebração do Baptismo estão presentes com os pais, manifestam a sua vontade de colaborar com eles e professam a sua fé. • Representando a comunidade cristã, colaboram com os pais pata que a criança baptizada cresça na fé e a viva com profundidade, conheça Jesus Cristo e siga o caminho do Evangelho.
Ser católico, tendo já celebrado os sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia). Levar uma vida consentânea com a fé e não estar numa situação irregular perante as leis da Igreja (p. ex. situação de união de facto, casado civilmente, divorciado recasado…). [Cf. CDC, 874] Não seja o pai ou a mãe do baptizando. Não esteja impedido, pelo direito, de exercer esta missão.