Avi Para Dvd Com Avixdvd

  • Uploaded by: Ernesto Pereira
  • 0
  • 0
  • August 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Avi Para Dvd Com Avixdvd as PDF for free.

More details

  • Words: 1,943
  • Pages: 19
AVI para DVD com AVIXDVD

Na 1ª vez que se usa o AVIXDVD é necessário configurar algumas opções “gerais”. Para isso selecciona-se o separador Opções. 1 – Quando seleccionado minimiza o programa o systray (canto inferior direito do Windows junto do relógio). 2 – Quando seleccionado apaga os ficheiros intermédios que o programa vai criando e que deixam de ser necessários. 3 - Nos Paths carrega-se no botão correspondente ao CCE (Encoder MPEG2 que pode e deve ser usado preferencialmente) e procura-se o ficheiro executável do CCE. NOTA: O 3º passo só é necessário na 1ª vez que se utiliza o programa.

1

No separador Sources: 1 - Carregue em Add para adicionar ao programa o(s) AVI(s). Nota: se os AVIs não foram seleccionados pela ordem correcta, podem ser ordenados com as setas que se encontram por cima do botão Add. O botão X serve para retirar o AVI que estiver seleccionado. 2 - Carregando neste botão pode importar para o AVIXDVD as legendas do filme

NOTA: Para acrescentar as sources (AVIS e Legendas) pode usar drag&drop, ou seja, pode “arrastar” os ficheiros para o programa.

2

3 - Seleccione se quer fazer um DVD PAL (25.000 FPS) ou NTSC (29.970 FPS). 4 - Seleccione uma directoria de trabalho, onde o programa irá guardar todos os ficheiros criados. NOTA: Esta directoria tem que estar num disco com cerca de 20GB de espaço livre (cerca 15GB se seleccionar apagar os ficheiros intermédios).

3

No separador Processos: 1 – Aqui selecciona-se o tipo de processo. Poderá escolher entre duas opções: Make Files for Authoring: Nesta opção o programa criará os ficheiros necessários (áudio, vídeo e legendas) para que possam ser utilizados num programa de Authoring (ex. DVD Maestro) Make DVD: Nesta opção o programa cria as chamadas DVD Folders (VIDEO_TS e AUDIO_TS) contendo os VOBs. E, no caso de seleccionado cria tambem a imagem ISO pronta a gravar para um DVDR.

4

NOTA: Imediatamente por baixo encontram-se os passos que o programa vai executar. As opções das legendas variam conforme a opção escolhida em cima e se essa opção for Make DVD ainda aparece mais o passo DVD Authoring . Se houver algum dos passos que não queira fazer com o AVIXDVD basta que não o seleccione.

No passo Vídeo e Áudio source: 1 - Aqui pode escolher se quer usar o Virtualdub ou o Avisynth para juntar os AVIS (é recomendado usar o Virtualdub e só usar o Avisynth se o VirtualDub estiver a dar erro). 2 - Na opção Audio Source pode escolher entre usar o áudio que vem com o AVI (o programa demuxa o áudio e encoda), um ficheiro de áudio externo (o programa só altera algo se necessário), ou se prefere sem áudio (filme mudo :-) ). 3 - Aqui pode escolher a bitrate que quer para o áudio e se quer usar o Boost/DRC no áudio. É aconselhável não mexer no valor da bitrate pois o AVIXDVD selecciona logo o valor recomendado para o áudio. NOTA: O boost/DRC serve para normalizar o áudio, ou seja, vai aumentar as frequências mais baixas e vai cortar as mais altas, mas ATENÇÃO, em certos casos pode provocar ruído.

5

Se escolheu o modo Make DVD vai aparecer nas opções do áudio uma terceira opção onde indica o idioma do áudio.

*** Se em Audio Source escolheu Áudio Externo irá aparecer a opção Ajustar FPS que serve para ajustar o áudio com o vídeo, no caso de estes terem FPS diferentes. Se este ajuste ainda nao tiver sido feito esta opção deverá ser seleccionada. (Ex. o vídeo ter 25.000 FPS e o áudio ter 23.976 FPS).

6

No passo Legendas: Este separador do programa é o único que é diferente para os dois modos que o programa permite. Se o modo escolhido foi Make Files for Authoring as opções são as seguintes: 1 - Escolhe o tipo de legendas que quer criar para por no programa de Authoring que irá usar. Pode escolher as 3 opções simultaneamente gerando assim 3 tipos diferentes de ficheiros de legendas. 2 – Nas opções das legendas pode mudar a fonte, as cores e o alinhamento das legendas .STL e .SSA, conforme o botão que escolher. 3 – Aqui tem três opções que pode usar: • • •

Apagar tags nas legendas vai tirar tudo o que seja itálicos, negritos, etc., que venham nas legendas. Duração mínima é o tempo mínimo que cada legenda fica no ecrã (1000ms = 1seg). Acertar frame rate serve para que a frame rate das legendas fique igual à do filme (é recomendado seleccionar esta opção).

4 - Se carregar no botão Editar tem a possibilidade de editar as legendas (apagar ou corrigir as legendas)

7

Nas opções das legendas STL o mais importante é: 1 - Escolher a fonte 2 - O offset no alinhamento vertical, ou seja, a margem das legendas a contar do fundo do ecrã para cima.

8

Nas opções SSA seleccionando em Legendas: 1 – Aqui vai escolher a fonte e o tamanho da legenda. 2 – Selecciona a margem vertical das legendas (a contar do fundo do ecrã para cima). Estas alterações podem ser vistas na janela de preview, podendo ser necessário carregar em "Actualizar", conforme as opções de preview seleccionadas.

9

Se o modo que escolheu foi Make DVD então as opções das legendas são as seguintes: 1 – Em Opções de Legendas pode mudar a fonte, as cores e o alinhamento das legendas. 2 - Aqui escolhe o idioma que aparecerá no leitor de DVDs quando estiver a escolher as legendas 3 - Se carregar no botão Editar tem a possibilidade de editar as legendas ( apagar ou corrigir as legendas)

10

Nas opções de legendas o mais importante e a ter em conta é o seguinte: 1 – Escolhe a fonte da legenda e o tamanho da mesma 2 – Aqui como o nome indica, vai indicar a margem inferior das legendas, ou seja, a margem que vai do fundo do ecrã até à parte de baixo das legendas. 3 – Ao carregar no botão Actualizar vai aparecer, no ecrã de preview (lado direito) as alterações feitas.

11

Seja qual for o modo escolhido para fazer o seu DVD (Make files for authoring ou Make DVD) pode sempre editar as legendas, para isso, no sítio onde escolhe o tipo de legendas que vai fazer carregue no botão Editar. 1 – Sempre que seleccionar uma legenda ela vai aparecer nesta janela e é aqui que a pode alterar. 2 – Apaga a legenda seleccionada (serve para apagar legendas que não interessem, de publicidade, etc). 3 – Se carregar em Reload legendas o programa vai por as legendas de origem (conforme estavam antes de ter efectuado alguma alteração).

12

No passo Script Avisynth, as opções são as seguintes: 1 - Escolhe se o filme é 4:3 ou 16:9. Se escolher 4:3 irá ter um DVD final que vai ocupar o ecrã todo da TV. Se escolher 16:9 o filme fica como os DVDs originais (com barras em cima e em baixo). 2 – Aqui pode escolher entre AviSource ou DirectShowSource. Normalmente o método a utilizar é AviSource, mas por vezes o CCE dá erro e só encoda 10 segundos de filme, nesse caso poderá resolver este erro usando DirectShowSource. 3 - Esta janela mostra o script que irá ser criado. 4 - Poderá fazer preview e ver como irá ficar o filme. NOTA: Pode editar o Script avisynth. Para isso basta apagar, alterar ou acrescentar o que quiser directamente nesta janela. Não deve alterar a menos que saiba exactamente o que está a fazer!

13

No processo Encode Mpeg 2, pode escolher entre 2 encoders: Se preferir usar o QuEnc as opções são as seguintes: 1 - Escolha QuEnc 2 - Aqui tem 3 opções que funcionam da seguinte maneira • • •

Fast – mais rápido mas menor qualidade final. Slow – mais lento mas melhor qualidade final . Medium – valores que ficam entre os outros dois (velocidade e qualidade media).

3 - Aqui poderá escolher a prioridade do programa (tem 3 opções, high, normal e idle). Esta opção vai definir a utilização de CPU para o encoder usar, sendo high a opção em que o Windows dá mais prioridade ao encoder, logo, se escolher esta opção provavelmente não vai conseguir fazer mais nada com o computador. Por outro lado se escolher idle o encoder não vai gastar tantos recursos do sistema não o carregando tanto (recomendado). 4 – Aqui pode escolher o tamanho final do seu DVD, mas aconselha-se a não alterar este valor a não ser que saiba o que esta a fazer.

14

Se preferir usar o CCE (aconselhado): 1 - Escolha o CCE. 2 - Aqui pode escolher o número de passos que o CCE irá executar (quantos mais melhor qualidade e mais tempo levará a encodar), 2 passos será talvez o compromisso ideal entre velocidade e qualidade, embora 1 seja normalmente suficiente. 3 - Aqui pode escolher o modo CBR. A diferença entre o modo CBR (constant bitrate) e o modo predefinido (VBR – variable bitrate) é que no modo predefinido o CCE vai por mais bitrate nas partes do filme onde precisa mais (ex. cenas de muita acção) e menos bitrate nas partes onde precisa menos, logo o filme fica com uma melhor qualidade global, mas o encode é um pouco mais lento. No modo CBR o CCE vai por a mesma bitrate em todo lado, o que leva a que a qualidade seja inferior ao outro modo mas a velocidade do encode seja superior. 4 - Aqui poderá escolher a prioridade do programa (tem 3 opções, high, normal e idle), que funciona do mesmo modo que no QuEnc.

15

*** Se o Modo escolhido para fazer o seu DVD for Make DVD ainda tem a opção de escolher um ficheiro .mpv externo e fazer apenas o Authoring do DVD com o AVIXDVD. Neste caso embora o ficheiro de vídeo seja um .mpv é sempre necessário por os AVIs nas sources por dois motivos. 1 – Para o AVIXDVD poder demuxar dos AVIs o áudio que vai usar no DVD (a não ser que o áudio também seja externo) 2 – Mais importante, o AVIXDVD precisa de saber o FPS dos AVIs para fazer algumas operações, logo é preciso que os AVIs estejam nas sources.

16

Se escolheu o modo Make DVD ainda tem as opções de Authoring. Carregue em DVD Authoring. 1 - Aqui poderá dizer de quanto em quanto tempo quer que o programa crie os capítulos do DVD. 2 – Aqui escolhe se quer que o programa crie uma imagem (.iso) do DVD final.

17

3 - Depois de ter tudo preparado basta carregar no botão "Processar” e o programa automaticamente passa para o separador Log e vai dando informações das várias fases da criação do DVD.

A qualquer momento que se queira cancelar o processo basta ir ao separador Processos e onde antes havia um botão que dizia “Processar” existe agora um que diz “Cancelar”.

18

Quando o processo estiver concluído o programa mostra a mensagem “Processo Terminado”. Se o modo escolhido foi Make Files for Authoring, de seguida deve usar o seu programa de authoring favorito para criar o dvd, recorrendo aos ficheiros criados pelo AVIXDVD. Se o modo escolhido foi Make DVD de seguida só tem que usar um programa de gravação de DVDs que aceite Vídeo Folders (Ex. Nero), ou que aceite. ISO (Ex. DVD Decrypter), abrir nesse programa a pasta VIDEO_TS que se encontram na directoria de trabalho, ou o .ISO se for o caso, e por a gravar.

19

Related Documents

Avi Para Dvd Com Avixdvd
August 2019 15
Convertendo 3g2 Para Avi
October 2019 24
Ripar Dvd Com Dvdrip
November 2019 9
Dengue Para Dvd
April 2020 10
Waldennyr Avi
August 2019 16

More Documents from ""