CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TURMA – 1º PERÍODO – MÓDULO
AVALIAÇÃO MP2 – DATA
SEMESTRE ESPECIAL Instituições de Direito Público e Privado
GABARITO COMENTADO QUESTÃO A: O art. 5º, inciso II da Constituição Federal dispõe que “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Essa disposição constitucional exprime a acepção do Direito como: 1. Incorreta – O Direito como faculdade não obriga uma cnduta. 2. Correta – O Direito como norma jurídica. Que indica uma norma obrigatória e com caráter sancionador caso venha a ser dscumprida. 3. Incorreta ‐ O Direito como justiça difere de norma. Nem sempre o direito alcança a justiça. 4. Incorreta – O Direito como fato social é apens uma fonte material do direito. QUESTÃO B: Utilizando a divisão do Direito em ramos de Rizzato Nunes, temos: direito público, direito privado e direitos difusos. Assinale a alternativa CORRETA que contenha ramos do direito difuso. 1. Incorreta. Mistura as tres espécies de ramos. 2. Incorreta. Mistura ramos do direito privado e do direito difuso 3. Correta. Elenca corretamente ramos do direito difuso 4. Incorreta. Traz ramos apenas de direito público. QUESTÃO C: Sabendo que na jurisdição contenciosa haverá sempre uma decisão do direito aplicado à demanda em substituição à vontade dos interessados, marque a alternativa CORRETA: 1. Incorreta – Ao contrarário, sempre será bilateral. 2. Correta – há efeitos da revelia e da coisa julgada. 3. Incorreta – Sempre haverá a composição de conflitos com a jurisdição se impondo à vontade das partes. 4. Incorreta – Isto se dá com a jurisdição voluntária.
QUESTÃO D: Leia atentamente as alternativas abaixo quanto ao Código Civil vigente: I – O código civil brasileiro distingue pessoa natural de pessoa jurídica. II – Trata de duas espécies de capacidade: de direito (art. 1º) e de Fato (art. 5º). III – O código civil brasileiro não diferencia personalidade de capacidade. IV ‐ A pessoa jurídica de direito privado inicia sua vida legal com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro. Assinale a alternativa conveniente. 1. Apenas I e II estão corretas. 2. Todas alternativas estão incorretas. 3. Apenas a III alternativa está incorreta. 4. Todas alternativas estão corretas. 1. Incorreta: Além destas (I e II), a IV também está correta 2. Incorreta: Apenas a III é incorreta 3. Correta: Apenas a III é incorreta, pois há distinção entre personalidade e capacidade 4. Incorreta: A III é incorreta QUESTÃO E: Leia atentamente e marque a alternativa INCORRETA: 1. Incorreta – Trazem alternativas de acordo com o Código Civil 2. Incorreta – Trazem alternativas de acordo com o Código Civil 3. Incorreta – Trazem alternativas de acordo com o Código Civil 4. Correta – A alternativa pede para marcar a opção incorreta (o número quatro é que traz a opção que contraria o sistema de responsabilidade do CC, visto que é previsto tanto a responsabilidade civil de caráter OBJETIVA e SUBJETIVA. QUESTÃO F: Marque a alternativa CORRETA dentre as alternativas abaixo: 1. Incorreta: Instância é o grau de jurisdição e não administrativo (entrância) 2. Incorreta: Ambos são ramos de direito da justiça comum 3. Incorreta: Ao contrário, são órgãos de 2ª e 3ª instância 4. Correta: os direitos eleitoral, do trabalho e militar são objeto de jurisdição especial QUESTÃO G: São considerados pelo Código Civil como RELATIVAMENTE CAPAZES: 1. Correta – elenca todas as opções que o CC elenca como relativamente capazes. 2. Incorreta – elenca opções que o CC prevê como incapacidade absoluta 3. Incorreta – Mistura causa de incapacidade absoluta e relativa 4. Incorreta – mistura espécies de incapacidade e inclui os silvicolas que são disciplinados pelo seu próprio Estatuto (Estatuto do Índio) QUESTÃO H: Podem ser consideradas como pessoas jurídicas de direito público interno com administração INDIRETA:
1.
Incorreta. Elenca apenas as de administração direta.
2. Correta. Elenca corretamente as pessoas jurídicas de direito público interno com administração indireta. 3. Incorreta. Menciona apenas formas de pessoas jurídicas de direito privado 4. Incorreta. Mistura pessoas de direito público interno e externo QUESTÃO I : A Constituição Federal de 1988 protege a vida em várias abordagens, especialmente em alguns incisos do art. 5º. Diante desta afirmativa, assinale a alternativa CORRETA: 1. Incorreta. Há exceções constitucionais acerca da pena de morte (guerra declarada) 2. Incorreta . Apenas há exceções constitucionais acerca da pena de morte, no caso de guerra declarada. 3. Correta. Apenas há exceções constitucionais acerca da pena de morte, no caso de guerra declarada. 4. Incorreta . Apenas há exceções constitucionais acerca da pena de morte, no caso de guerra declarada. QUESTÃO J : Código de Defesa do Consumidor dispõe que o fabricante responde pela reparação dos danos causados ao consumidor pelos defeitos provenientes de fabricação: 1. Incorreta ‐ O ônus da prova poderá ser invertido e o fornecedor é que deverá provar que não havia defeito. 2. Incorreta – Responderá em qualquer espécie de venda e não apenas na venda a vista. 3. Correta – Neste caso a resposabilidade é objetiva e o fornecedor responderá sem discussão acerca da culpa. 4. Incorreta – Responderá inclusive em caso de vício oculto, já que o prazo para reclamar começa a partir da descoberta.