Aula6- Mecfluidos

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aula6- Mecfluidos as PDF for free.

More details

  • Words: 642
  • Pages: 3
Mecânica dos Fluídos  Hidrostática Conhecimentos Fundamentais Densidade. Pressão ρ - massa volúmica ou densidade – define-se como sendo a massa de uma substância por unidade de volume [Kg m-3]

ρ=

m – massa da substância [Kg]

m V

V- volume [m3] Densidade relativa A densidade relativa de uma substância em relação à água é definida como a razão entre a massa de um certo volume dessa substância e a massa de igual volume água a 4ºC. Exemplo:

d=

ρ Fe 7,8 g cm −3 = ρ H 2O 1,00 g cm − 3

Pressão – força exercida por unidade de área [N/m2=Pa]

p=

1 atm = 76 cm Hg = 1.013*105 Pa

F A

Sobrepressão ou pressão manométrica – diferença entre a pressão absoluta (ou pressão total) e a pressão atmosférica. Lei Fundamental da Hidrostática A diferença de pressão entre dois pontos pertencentes a um fluído homogéneo de densidade ρ que está em equilíbrio, é numericamente igual ao peso de uma coluna vertical de fluído cuja superfície da base tem área unitária e cuja altura corresponde à diferença de nível entre os dois pontos:

∆p = ρ g h pB – pC = ρ g h  pB = pC + ρ g h Se C Ξ superfície livre do líquido: pC = p0 (pressão atmosférica); p0 = 1,01*105 Pa A pressão p num ponto que está a maior profundidade é maior que a pressão atmosférica: p = p0 + ρ g h

1

Líquidos em equilíbrio num tubo em “U” Tubo em “U”: - contém unicamente água: as superfícies livres do líquido existente em cada um dos ramos do tubo estão ao mesmo nível – Princípio dos Vasos Comunicantes - contém dois líquidos não miscíveis – desnível entre as superfícies livres dos líquidos, que será tanto maior quanto maior for a diferença entre as densidades dos líquidos; ρ1, ρ2 – densidade de cada um dos líquidos C – Ponto que pertence à interface de contacto entre os dois líquidos h0 – nível de referência

ρ1 h1 = ρ2 h2 (pontos B e C estão à mesma pressão)

Lei de Pascal Qualquer pressão exterior aplicada a um fluído homogéneo e em repouso contido num recipiente fechado e rígido, é transmitida integralmente a todos os pontos do fluído (e às paredes do recipiente onde o fluído está contido).

Princípio de funcionamento das prensas hidráulicas – Lei de Pascal:

F1 F F F = ∆p = 2 ⇒ 1 = 2 A1 A2 A1 A2

2

Lei de Arquimedes Quando um objecto está parcialmente ou completamente imerso num fluído, experimenta da parte deste uma impulsão vertical, de baixo para cima, que tem o valor do peso do fluído deslocado pelo corpo. Impulsão = ρfluído Vimersog Exercícios Exemplo 1.Uma piscina contém água salgada (d=1,1). Determine: a)A pressão da água no fundo da piscina atendendo a que este se encontra à profundidade de 3,20m relativamente à superfície; b)A força exercida pela água num azulejo de 15cm*15cm que está à profundidade de 1,6m e pertence a uma das paredes. 2. A pressão sanguínea depende da posição do corpo. Quando um homem está deitado, a pressão sistólica à saída da aorta é igual a 120 mmHg, o mesmo acontecendo com a pressão na extremidade da artéria tibial. Determine a pressão sanguínea na extremidade da artéria tibial quando o homem está de pé considerando que a pressão da aorta permanece constante (d=1,06).

3. Considere um tubo de madeira com 5,0 cm de aresta, que flutua em equilíbrio na água contida numa tina, de tal forma que 40% do seu volume está emerso (fora de água). ρágua=1,00*103 Kg m-3 a)

Determine o valor da impulsão;

b)

Determine a massa volúmica da madeira;

c)

O cubo foi preso por um fio ao fundo da tina, tendo ficado totalmente imerso. Determine o valor da força de tracção experimentada pelo fio.

3

Related Documents

Aula6- Mecfluidos
November 2019 26
Mecfluidos
October 2019 6
Aula6-lgr
June 2020 6
Uml Aula6
October 2019 18
Af-aula6
October 2019 29
Aula6 Eventos
June 2020 11