Aula De Campo

  • Uploaded by: Márcia Regina Neumann
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aula De Campo as PDF for free.

More details

  • Words: 1,138
  • Pages: 2
VIAJANDO ESTUDANDO E.M.Valentim João da Rocha Objetivo: Levar os alunos a campo para fazer com eles vivenciem na prática alguns dos conteúdos trabalhados em sala aula em diversas disciplinas, motivando assim o processo de ensino aprendizagem. PERCUSO Começamos nosso percurso às 07:20, percorremos mais o menos 150 Km até chegar ao nosso destino. Quando chegamos em Araquari, observamos a vegetação de gramíneas e arbustos da região. Entre Barra Velha e Piçarras demoramos aproximadamente 45 minutos, aonde vimos o mar e muitas construções. Uma hora de viagem, passamos por Itajaí, lá havia plantações de arroz e uma área desmatada. Em Brusque, vimos a Havan, que primeiramente foi o lugar que mais chamou atenção dos alunos, mas essa cidade não seria a nossa primeira parada, por isso seguimos nossa viagem até Botuverá e para chegarmos lá, passamos por uma estrada cheia de curvas e várias montanhas. Em Botuverá, nosso destino, paramos e fomos visitar as cavernas. Na volta das Cavernas, paramos num restaurante onde a comida era caseira e almoçamos. Depois do pegamos a estrada novamente e fomos para o Observatório Astronômico de Brusque. Após, percorremos um quilômetro aproximadamente e chegamos ao Aquário da cidade. Às 16:45 entramos no ônibus para voltar à Joinville. No caminho, pegamos um congestionamento, chegamos na escola cinco minutos depois do horário combinado, onde demos fim à trajetória da nossa viagem de estudo. ( Por:Jean, Larissa Coréia, Luiza,Tiego, Diego – 7ª B)

BUZÃO

BRUSQUÁRIUM

O passeio de estudos da escola foi realizado pela agência Richter Turismo que alugou um ônibus da empresa Príncipe, para levar os alunos ao destino das Cavernas de Botuverá, ao Aquário e ao Observatório Astronômico de Brusque. As condições do ônibus eram muito boas, com clima agradável e poltronas confortáveis, havendo o oferecimento de balas, chocolates e refrigerantes. Os guias do ônibus orientavam e esclareciam os alunos durante a viagem, trouxeram diversas informações sobre as paisagens do percurso. Os motoristas que dirigiam o ônibus muito bem. O comportamento da turma estava bom, praticamente todos se divertiram e alguns dormindo (eram poucos), mas foi bem divertido. A agência conseguiu cumprir bem o horário, a saída foi por volta das 07:00 da manhã e a voltas às 19:00. Uma sugestão que queremos dar é que deviam fazer mais passeios desse tipo.

No dia 08/08/08, os 7ªs séries fizeram uma viagem, onde visitamos as cavernas de Botuverá, o Brusquárium, em Brusque e o Observatório Astronômico também em na mesma cidade. O foco de nossa equipe foi o Brusquárium, que é um inédito complexo turístico educativo, com um conjunto de 16 aquários com espécies nativas de vários cantos do mundo.

(Por: Caroline, Davi, Ketlyn,Letícia Thiago Weider - 7ª A)

O complexo possui vários painéis ilustrando as profundezas do oceano e informações sobre o mundo aquático. Conta com muitas espécies de peixes, entre eles: Barba Sumatra, Lebiste, Tilápia. Esta aberto diariamente, tem uma infra-estrutura boa, porém o parque fica a 117 Km de Joinville,situado no Parque Leopoldo Moritz, que conta com uma grande quantidade de mata verde, um lago, plantas de variados tipos e cores, trilhas e uma lanchonete.

As professoras Maria Helena, Léia, Márcia e o professor Sidnei acompanharam os alunos neste estudo, que foi sem dúvida, uma aula muito educativa, produtiva, que marcou muito. (Por: Bruna, Guilherme, Caroline, Ivan, Mayara, Raiza - 7ª B).

CAVERNAS

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE BRUSQUE

No município de Botuverá encontram-se as caverna mais completas do Brasil. São várias galerias e salas, que apresentam as mais variadas formas esculpidas pela natureza. Formada pelo período pré-cambriano (65 milhões de anos atrás), a Gruta de Botuverá, por sua estrutura e beleza, é considerada uma das mais belas da América Latina. Em seu interior, foram encontradas sete espécies de morcegos e trinta e cinco espécies de invertebrados. Considera-se um número grande para uma gruta sem água corrente (a não ser a que desce pelas rochas), já que não existe rio dentro das galerias. As colunas se formam quando as estalagmites se encontram com as estalactites. Há cada 100 anos as estalactites e estalagmites crescem 1cm³. O solo da caverna é composto por calcário e rocha, mas tem áreas com ferro e barro em algumas áreas nas paredes. A caverna é composta por nove salões, mas visitamos apenas três. Pois não tem passagem segura para os outros salões. Dentro da caverna os visitantes são acompanhados por um guia, que vai explicando as formações dos salões e sua história. A visitação é controlada para a preservação da gruta, e dos animais. Lá dentro, não é permitido fotografar ou usar qualquer outro objeto. O preço da visitação depende da temporada. A caverna de Botuverá proporciona: o andar tranqüilo e seguro; a assimilação do poder artístico em construir formas tão belas e complexas presentes nas estalactites e nas estalagmites, no entanto não se trata de criação humana, mas da própria natureza.

O observatório foi fundado no dia 03 de novembro de 1979, no seminário Sagrado Coração de Jesus, com o objetivo de pesquisar e divulgar pesquisas astronômicas, em resultado as tantas perguntas que o homem se faz sobre o universo. E pelo amor a astronomia três padres deram o primeiro passo para a construção de um observatório em Brusque, apesar da cidade não ser o melhor ponto de observação de Santa Catarina. Para tal ato eles foram para Lavras, interior de Minas Gerais, para buscar o primeiro telescópio, para ser instalado no observatório. O observatório possui três telescópios em funcionamento, pois o primeiro telescópio do observatório (o que foi buscado em Lavras) já foi desativado. Antes de ser desativado o telescópio foi utilizado para a observação do cometa Halley (1986), para ver a aproximação do planeta Marte (1988) e em 1995 o telescópio foi desativado. Atualmente estão construindo um novo observatório que também irá se localizar em Brusque, sendo maior. Este desejo é antigo, mas só agora o projeto entrou em ação, e hoje, praticamente 40% da construção está concluída. O novo observatório possuirá 1150 m² de construção, enquanto o atual possui apenas 220m². A cúpula do observatório também será maior. O novo observatório será digital, e terá o custo de aproximadamente 4 milhões de reais.

(Por: Karina, Larissa, Matheus, Mariane, Michelle - 7ªC)

A astronomia é muito antiga. As tantas perguntas que o homem se faz sobre o universo e a curiosidade e necessidade de saciá-las, deu origem à astronomia. A Terra é um astro, e esse astro deve ser estudado com atenção. A astronomia nos dá uma visão geral de preservação da Terra, nos responde o porque de muitas coisas. Nossa maior preocupação é com a Terra. Temos meios de ter uma visão completa do universo. A Terra é o nosso ponto de partida a fim de descobrir e conhecer outros planetas, e a continuar conhecendo-os ainda melhor! ( Por: Camila, Rafaela,Sarah, Thaís Cunha, Thaís Santos 7ª B)

ORGANIZAÇÃO: MARIA HELENA (PROF. GEOGRAFIA)

AGOSTO DE 2008.

Related Documents

Aula De Campo
October 2019 24
Aula De Campo
October 2019 15
Campo
October 2019 49
Campo
November 2019 47
Ficha De Campo
November 2019 21

More Documents from "Karla"

Ogd. 58(1).pdf
November 2019 51
Erna 1.xlsx
December 2019 52
Kuisoiner Monev.docx
April 2020 48
Proyecto
October 2019 52
El Diario De Ana .docx
October 2019 40