Tecmed – Técnico Segurança do Trabalho Disciplina: Informática – Eliana
Aula 7
Internet – Sites de busca DNS (Domain Name Server) Cada computador ligado à Internet possui um endereço único chamado "endereço IP" (endereço de Protocolo Internet). Hoje o DNS permite utilizar letras e palavras mais familiares (o "nome de domínio"), ao invés de números. Exemplo, http://www.ufpa.br. "World Wide Web" "Grande Rede Mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação utiliza-se navegador para descarregar as chamadas "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web. "Links" Os links são pontos de conexão entre diferentes partes de texto de um mesmo website ou entre diferentes websites. Ao clicar em um link, a Internet o leva para um novo texto, que pode ser no website(página) que está visitando ou em outro que tenha relação com o que está visitando. Um link é comumente indicado por uma palavra sublinhada que faz referência a uma outra palavra ou parte de texto, na maioria é Azul. Um link é também indicado por uma mudança gráfica no mouse . Observe que quando o mouse do micro é movido, é possível ver a posição que ele aponta na tela através de uma seta. Pois bem: quando o mouse passa por um link, esta seta se transforma numa mãozinha. Esta mãozinha significa que você poderá ir para outro lugar na site ou em um diferente site se clicar no botão esquerdo do mouse em cima da palavra do link. "browser" (visualizador) da Internet - Mosaic, Netscape e Internet Explorer
1
Tecmed – Técnico Segurança do Trabalho Disciplina: Informática – Eliana
Aula 7
"Sites de busca"
Os motores de busca são sites que estão pesquisando toda WWW – rede – e geram um índice gigantesco com todas as páginas que encontram. Estes sites encontram as páginas que contêm as palavras que são procuradas, ou seja, se escrevemos “Animais” o motor de busca vai buscar todas as páginas que estão na WWW e que têm a palavra “animais”. Assim, irão aparecer uma infinidade de resultados! Por isso temos que saber escolher a informação importante! Alta Vista - http://www.altavista.com - foi o maior mecanismo de busca de websites da Internet no mundo. Permite a tradução de websites e pesquisas por idioma. Único ponto falho: mostra vários links por website, um por cada página que o compõe, o que aumenta o tempo gasto em pesquisas online. Cadê - http://www.cade.com.br - foi o mais famoso site de busca do Brasil. Ponto falho: alguns dos links apontados estão desatualizados. Excite - http://www.excite.com - portal de busca com atalhos para notícias, tempo, bolsa de valores e serviços.
Google - http://www.google.com - o melhor e maior mecanismo de busca do
mundo. Para definições de palavras, escreva define: antes do nome da palavra sendo pesquisada. HotBot - http://www.hotbot.com - permite fazer pesquisas com múltiplas condições. Lycos - http://www.lycos.com - guia pessoal para pesquisas na Internet. Miner - http://www.miner.com.br - faz a procura simultaneamente em mais de uma dezena de sites de busca. Northern Light - http://www.northernlight.com - abrangente site de busca da Internet. Radar UOL - http://www.radaruol.com.br - permite buscas detalhadas com múltiplas condições. Radix - http://www.radix.com.br - engenho de busca na Internet brasileira (.br). Snap - http://www.snap.com - site de busca na Internet. Yahoo! - http://www.yahoo.com - o mais popular diretório da Internet. Existe uma versão menor do Yahoo! em português. Existem outros sites de pesquisa que são direcionados para determinadas especialidades profissionais. Nestes casos, os sites fazem procuras em bancos de dados exclusivos (e não na Internet por palavra-chave). Dois exemplos: BIREME e MEDLINE, bases de dados na área de Saúde.
Google
2
Tecmed – Técnico Segurança do Trabalho Disciplina: Informática – Eliana
Aula 7
Para pesquisar no Google deve escrever, no lugar indicado, as palavras mais importantes sobre o tema que quer procurar. Deve escolher a opção “Páginas escritas em português” e depois disso, aperta Enter ou então clica no botão “Pesquisa Google”
Como dito, abrirá uma página com um índice de todas as páginas da rede que têm a palavra “animais”! É um índice de link’s, ou seja, ao clicar num dos resultados será levado para essa página. Para selecionar as páginas que te interessam, leia com atenção o pequeno texto que acompanha cada uma das ligações. Se as respostas encontradas forem muitas, aparecem no final da página inicial, links que mostrarão mais páginas de respostas.
3
Tecmed – Técnico Segurança do Trabalho Disciplina: Informática – Eliana
Aula 7
Não precisa escrever “e” ou “de” entre as palavras. Por exemplo: para pesquisar “animais de estimação”, basta escrever “animais estimação”, pois assim o motor já não vai buscar as páginas que têm apenas a palavra “de”.
Algumas Dicas Dica 1: Se precisar, use mais de uma palavra na sua procura. Assim sua pesquisa ficará ainda mais específica. Dica 2: Ao usar mais de uma palavra, use aspas duplas antes da primeira palavra e depois da última palavra especificada. Desta forma, o site de busca entendará que quer informações que contenham todas as palavras contidas entre as aspas, na exata sequência em que as palavras aparecem. Uma exceção à dica: no Radix, as aspas não são necessárias. Dica 3: Ao usar mais de uma palavra e considerando indiferente a sequência das palavras, utilize o sinal de + antes de cada uma das palavras que deseja ver nos resultados da busca. Dica 4: Ao usar mais de uma palavra como base para a pesquisa e considerando indiferente a sequência das palavras, utilize o sinal de - antes de cada uma das palavras que "não" deseja ver nos resultados da busca. Dica 5: Você pode usar partes de palavras seguidas de * para obter resultados. Suponha que queiramos fazer uma pesquisa sobre o que existe na Internet sobre o Brasil e sobre os(as) brasileiros(as). Basta colocarmos Brasil* como palavra-chave para obtermos os resultados desejados. Dica 6: Pode combinar as dicas anteriores para fazer uma pesquisa mais elaborada. Dica 7: Existe muito mais conteúdo (informações) na Internet em inglês do que em português. Isso já é consequência da história da Internet (tudo começou nos Estados Unidos) e do grande percentual de internautas naquele país. Para ter idéia, 57% da população online no ano de 2000 falava inglês - e apenas 1,7% falava português. Portanto, você provavelmente terá resultados de pesquisas mais abrangentes se utilizar palavras em inglês como base. Quem lê e escreve em inglês ainda leva vantagem na Internet de hoje. Dica 8: Existem sites (em inglês) específicos sobre pesquisas utilizando sites de buscas. Bem conhecidos são o Web Search Strategies e o Web Search Tutorial. Querendo, dê uma checada neles e veja a que nível de detalhe eles chegam. Dica 9: Pesquise muito. Pesquisas são uma grande maneira de você ampliar os seus conhecimentos.
4
Tecmed – Técnico Segurança do Trabalho Disciplina: Informática – Eliana
Aula 7
Atividade da Aula Prevenção Rodoviária: • •
Sinais de Trânsito Regras de Segurança
5