CONCEITOS ELABORADOS: DISCIPLINA DE CULTURA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
CULTURA
Complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das intuições, transmitidos coletivamente e típicos de uma sociedade. Aprendizado, conhecimento, costumes, o conjunto de conhecimentos adquiridos através do desenvolvimento intelectual, conjunto de experiências humanas, inovando o conhecimento entre as trocas dos povos, através dos tempos. Desenvolvimento intelectual, costumes e tradições da sociedade influentes de determinado grupo de uma mesma sociedade. Conjunto de conhecimentos, tradições, costumes adquiridos ao longo da vida de cada indivíduo. Conhecimento, instrução. Modo pelo qual uma nação, empresa, grupo ou família coordenam suas vidas nas áreas sociais, política e econômica, características intrínsecas e peculiares de uma empresa ou região, de educação herdada. Conjunto de manifestações de uma sociedade e/ou indivíduo, suas crenças, padrões éticos e morais intelectuais. Padrões de comportamentos, costumes. Conhecimento, ampliar horizontes. Conjunto de experiências humanas (conhecimentos, costumes) adquiridas pelo contato social e acumuladas.
PODER
Ter influência, força, autoridade, domínio, eficácia e recurso. A partir do momento que a pessoa domina a situação ou assunto, tem o poder de persuadir e influenciar, suportar conseqüências, ter e delegar autonomia. Capacidade, força ou influência de ações a serem comandadas. Capacidade de agir, dominar, tomar atitudes, soberania, força, coação. A pessoa pode nascer, conquistar ou roubar o poder. Vem do conhecimentos e valores construídos ou herdados, do poder econômico, das oligarquias, do capitalismo, da globalização, estar numa posição superior a pessoas e situações numa empresa. É a capacidade de influenciar as pessoas. Direito de agir, liberdade para tomar decisões. Influência, capacidade. Ter influência sobre, dominar, ser poderoso, soberania, autoridade, força.
AUTORIDADE
Direito ou poder de fazer-se obedecer, das ordens, tomar decisões, agir, Influência prestígio. Capacidade de exercer o poder, dominando assim a obediência. Permissão concedida para agirem determinadas situações. Indivíduo que consegue ter influência sobre as pessoas sem ter poder. Parte do caráter ou personalidade de cada um. Órgão pessoa ou setor que exercem sobre leis, instituições, pessoas e etc., da competência dada a uma pessoa ou empresa. È o poder por concessão. Lei maior. Pessoa revestida de poder. Exercer poder. Direito ou poder de mandar, influência, prestígio, ascendência.
LIDERANÇA
Função de líder, direção, forma de dominação baseada no prestígio pessoal e que conta com aprovação dos dirigidos. O ato de conduzir ações de indivíduos ou grupos, guiando assim para o objetivo desejado. Capacidade de comandar e estar a frente de um determinado grupo. Ato de guiar, chefiar, atrair seguidores. Um líder tem poder mas necessariamente não possui autoridade ou vice-versa. Vem de quem se destaca em algo relacionado à família, empresa, emprego, grupo, domínio delegado ou herdado. Influenciar pessoas a colaborar em prol de um objetivo comum. Pessoa capaz de captar as necessidades básicas de seus colaboradores. Dominar uma situação em equipe. Função ou influência de líder. Influenciar outros a agirem no sentido de atingir objetivos.
RITO/RITUAL
Consiste basicamente nas regras próprias da prática de uma organização. Ritual a execução das regras próprias da prática de uma organização. Conjunto de processos visando a organização na execução das tarefas organizacionais. Cerimônia ou costumes de um comportamento da sociedade em geral. Conjunto de regras estabelecidas. Relacionado aos costumes, hábitos, maneira de agir peculiar de cada pessoa e empresa. Cerimônias religiosas. Prática contínua de um determinado itinerário. Rotinas diárias, integração. Conjunto de ações. Disposição para alguma coisa adquirida pela repetição, costume.
VALORES
É a qualidade de quem tem força, valentia, coragem, esforço, mérito e prestígio. A importância dos objetivos e ideais significativos para a organização, valorizando os princípios da empresa. Princípios ou pensamentos, significações rigorosas de um termo. Importância atribuída a algo ou alguém. Tudo o que valorizamos conforme aquilo que acreditamos, coisas importantes, significativas. Vem da construção familiar ou herdada conscientemente ou inconscientemente, diz-se dos valores adquiridos, cultura, região ou religião. Conjunto de princípios em que se acredita. Responsabilidade, social e ambiental. Esforço, qualidade, força. Qualidade, esforço, importância, significação.