Atividade - Do Uma Obra Van Gogh

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Atividade - Do Uma Obra Van Gogh as PDF for free.

More details

  • Words: 1,421
  • Pages: 28
O Pós-impressionismo (1886-1910) • Movimento de artistas de diversos estilos e ideias, um grupo de artistas descontentes com as limitações dos impressionistas. Queriam uma pintura mais substancial e não buscavam mais captar o momento passageiro. • Van Gogh foi um artista importante desse movimento.

Vincent Willem van Gogh O artista • Falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época: - Incapaz de constituir família; - Incapaz de custear sua própria subsistência; - Incapaz de manter contato social; - Sucumbiu a uma doença mental; - Sua fama póstuma - 1901; - Suas pinturas hoje – Os 12 girassois numa jarra, A casa amarela, Quarto em Arles, Os comedores de batata e Autorretrato com orelha cortada – objetos mais caros do mundo.

Influências notórias • • • •

EXPRESSIONISMO FAUVISMO ABSTRACIONISMO Pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.



Numa carta de outubro de 1888 ao seu irmão e protetor, Theo, van Gogh escreveu: “Enfim envio-lhe um pequeno esboço para ao menos dar-lhe uma ideia da feição que o trabalho está tomando. Pois hoje eu voltei à carga. Ainda estou com os olhos cansados, mas, enfim, eu tinha uma ideia nova na cabeça e aí está o esboço. Sempre tela de 30. Desta vez trata-se simplesmente de meu quarto, só que aqui a cor é que tem que fazer a coisa e, emprestando através de sua simplificação um estilo maior às coisas, sugerir o repouso ou o sono em geral. Enfim, a visão do quadro deve descansar a cabeça, ou melhor, a imaginação”. [...] “Isto para compensar o descanso forçado a que fui obrigado”.

A OBRA (PAS-UnB) •

Seu quarto na casa amarela, em Arles. • 3 versões da obra: - 1ª versão - Out/1888 (Museu Van Gogh, Amsterdã) - 2ª versão - Instituto de Artes de Chicago - 3ª versão - 1889 (Museu D’Orsay, Paris)

“O Quarto de Van Gogh em Arles” – 1889 – óleo sobre tela 72 x 90 cm, Museu D’Orsay.

A 3ª versão • Diversos objetos em PARES: - 2 cadeiras - 2 travesseiros - 2 jarros d’água - 2 garrafas

ARTES VISUAIS – ENSINO MÉDIO – 2º ano ESQUEMA DE LEITURA DE OBRA DE ARTE Prof. Wagner Bôa Morte

1 – DADOS TÉCNICOS AUTOR: VINCENT VAN GOGH TÍTULO DA OBRA: O Quarto em Arles DATA :1889 LOCAL ONDE SE ENCONTRA: Museu Van Gogh, Amsterdã TÉCNICA E MATERIAL: Óleo s/tela DIMENSÃO: 72 x 90 cm

2 – GÊNERO

(

) RETRATO

(

) AUTORRETRATO

(

) NU MAS. / FEM.

(

) PAISAGEM

(

) NATUREZA-MORTA

3 – DESCRIÇÃO / CONTEÚDO DA OBRA / COMPOSIÇÃO O estágio da descrição envolve uma listagem de tudo o que se vê na obra – imagem/objeto (SIGNOS ICÔNICOS = DENOTADOS) – por meio de uma observação atenta e objetiva dos elementos que a compõem. Inclui a identificação do trabalho, quem o produziu, local, época, linguagem e material utilizado, dimensão (slide 1). Não inclui expressões de ponto de vista: harmonioso, elegante, bem sucedido, inadequado, sutil...

TEMA ICONOGRÁFICO – indica eventual significado simbólico dos elementos da obra / O que CONOTA a obra? O que a obra nos diz além do que está claro?

4 – SUJEITO ( ) Figurativo (narra alguma coisa) ( ) Abstrato (cores e formas) (

) Religioso

(

) Mitológico



5 – Qual o CENTRO principal da obra? Há outros centros? Quais?



Quais os EIXOS da obra? (linhas horizontais, verticais e oblíquas ao redor das quais os elementos se distribuem).

Centro de energia/interesse da obra • Os artistas gregos alegavam que o centro de interesse em uma cena deveria ser colocado no ponto de interseção das linhas horizontais e verticais a 5/8 (cinco oitavos) de qualquer das margens. Assim, a cena se tornaria mais equilibrada, descartando a monotonia visual ao mesmo tempo que proporcionaria um equilíbrio visual. Os gregos focaram como principal centro de interesse o primeiro quadrante na leitura ocidental: a primeira intersecção das linhas de cima para baixo, da esquerda para a direita, porém abriram as possibilidades para o 2º, 3º e 4º quadrantes sendo que o primeiro ponto a ser visualizado por um observador sempre é a 1ª intersecção.

Na prática, 5/8 (cinco oitavos) são praticamente 2/3 (dois terços). Em dividindo uma tela de TV em três partes horizontais e três partes verticais, o "ponto de ouro" está localizado na interseção ao dois terços de qualquer das margens.

Renascimento • No renascimento, as características principais das pinturas foram a triangulação, simetria e perspectiva. O TRIÂNGULO, formado por três linhas imaginárias servia de guia para introdução dos elementos da imagem. No topo do triângulo encontra-se sempre o centro de interesse, o elemento mais importante do conteúdo. Nos vértices são colocados os elementos complementares como base de sustentação para o elemento principal. Geralmente, nos quadros desta escola, ao prolongarmos as linhas das perspectivas, elas sempre convergem para o centro de interesse.

6 – PESOS VISUAIS / EQUILÍBRIO (dividindo a obra em 4 partes) - Zonas mais densas / mais pesadas (figuras/cores) - Zonas menos densas / menos pesadas (figuras/cores) - Relações esquerda/direita/acima/abaixo -A obra está equilibrada?



Equilíbrio das formas / eventual presença de estrutura simétrica, assimétrica, ritmo visual, movimento (linhas e cores).

A obra é assimétrica e o peso visual está do lado direito de quem observa, na cama. A composição revela que a preocupação de van Gogh não era a reprodução fiel da realidade, mas o que sentia quando a observava.

7 – LINGUAGEM VISUAL - LUZ-SOMBRA Como aparecem? Com forte contraste? Claro-escuro esfumado? - CORES / simbologia - LINHAS / expressividade - FORMA (figura em si / como interagem / harmonia / contraste

8 – ESPAÇO - bidimensional - tridimensional: qual a técnica empregada pelo artista para representar o espaço – perspectiva, sobreposição de formas, diminuição do tamanho) - RELAÇÃO FIGURA-FUNDO - ESQUEMA GEOMÉTRICO - CONTINUIDADE DE FUNDO

Dois tipos de perspectiva – a dos quadros e a do ponto de fuga (cama, janela e chão, que conduz o olhar para a janela semiaberta).

• •

Superfície/textura – diferencia-se pela forma, qualidade, material, capacidade de refletir a luz ou pela presença de pelo menos uma textura (geométrica, por exemplo) Cores que predominam (primárias, secundárias, quentes, frias, contraste cromático, simbologia

Quanto à espessura das linhas



Linha fina: produz impressão de delicadeza, fragilidade, incerteza, dúvida, insegurança.



Linha grossa: grossa impressão de força e energia.



Linha carregada: produz impressão de resolução e violência.

Linhas – Quanto ao Tamanho •

Comprida: passa uma idéia de vivacidade, flexibilidade.



Linha curta: passa a idéia de firmeza e força.

Quanto ao tipo de linha









Linhas curvas: as linhas curvas sugerem alegria, delicadeza, instabilidade, doçura, graciosidade, sensualidade. Linhas retas: passam a idéia de decisão, certeza, segurança, tranquilidade. Linhas convergentes: podem ser curvas ou retas e forçam o olho do receptor visualizar este ponto no primeiro momento da observação. Linhas divergentes: cenas com predominância das linhas divergentes proporcionam a ambigüidade, fazem com que o receptor tenha de optar para onde olhar e distancia a atenção do centro de interesse.

Expressividade das Linhas e Função Simbólica



Quanto a localização no espaço Linhas horizontais: quando estamos em uma praia ou no campo, vemos a linha do horizonte. Geralmente esta visão nos traz a sensação de REPOUSO, DESCANSO, PAZ, CALMA, SERENIDADE, MORTE, SONOLÊNCIA. Linhas verticais: Atrai o olhar para o alto, passa a idéia de TRANQUILIDADE, SOLIDEZ, SERENIDADE, ESTRUTURA, FIRMEZA, AUTORIDADE, CERTEZA, PODER, SEGURANÇA E ELEVA AS FIGURAS,. Linhas diagonais: idéia de INSTABILIDADE, AÇÃO, MOVIMENTO E INSEGURANÇA.

9 – VALOR EXPRESSIVO DA OBRA Valor / idéia e emoção expressa e representada.

Tentou comunicar um senso de repouso / lugar bonito e agradável. A sensação de repouso e quietude foi ilusionária – hospital psiquiátrico.

ABSINTO (“fada verde”) • Um dos sintomas é a XANTOPSIA: - Distorção visual que leva o usuário a ver objetos na cor amarela. - Quadros da série “os girassóis” – à medida que aumenta o nível de intoxicação, a obra vai ficando com a tonalidade mais acentuada de amarelo.

Critérios de Avaliação • • • • •

Individual Escolher uma obra do PAS para a leitura. Fazer uma RELEITURA inserindo um elemento que represente o esporte/olimpíada. Entregar digitado em fonte 12/Times. Data de entrega (única)



As obras para a leitura encontram-se nos arquivos já disponibilizados no 1º bimestre. Seja criativo(a), original e trabalhe com capricho. “A excelência leva sempre a uma grande expressão artística.”

OBRAS INDICADAS PARA A LEITURA (A Leitora, Arrufos,,, A pequena bailarina de 14 anos, Danaíde, Tiradentes, Mulher passando a ferro)

Related Documents

Van Gogh
November 2019 13
Van Gogh
November 2019 13
Van Gogh
October 2019 13
Van Gogh
June 2020 7