As normas ABNT contribuem para o desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos e serviços mais eficientes e seguros. Elas tornam o comércio mais fácil e justo entre países. Elas dotam os governos com embasamentos técnicos para a legislação relativa a saúde, segurança e meio ambiente. Elas ajudam na transferência de tecnologia para o desenvolvimento do país. As normas ABNT também servem para salvaguardar consumidores e usuários em geral - de produtos e serviços - assim como para simplificar suas vidas. Quando as coisas vão bem - por exemplo, quando sistemas, máquinas, equipamentos e dispositivos funcionam bem e de forma segura - isso é porque estão em conformidade com as normas, e a organização responsável pelas cerca de 10000 Normas Brasileiras, que beneficiam a sociedade como um todo, é a ABNT. As Normas Brasileiras desenvolvidas pela ABNT são muito úteis. Para todos os tipos de organizações industriais e de negócios, para governos e outros órgãos reguladores, para comércios, para profissionais avaliadores da conformidade, para fornecedores e clientes de produtos e serviços no setor público e privado, e, por último, as pessoas em geral como consumidores e usuários finais. Quando os produtos atendem às nossas expectativas, tendemos a tomar isso como condição. Em geral não temos conhecimento do papel das normas aumentando níveis de qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência e intercambiabilidade - A ABNT é a criadora de normas no Brasil... E será o assunto da nossa próxima web-aula. Quando o assunto é "Normas da ABNT", muitos estudantes e profissionais chegam a ter um frio na barriga, só de pensar em passar horas e horas formatando e organizando um documento ou trabalho acadêmico. O terrorismo de que a formatação é complicada e burocrática realmente assusta, mas seguindo todas as dicas desta e das próximas web-aulas sobre as famosas Normas da ABNT, vamos desmitificar tudo isso!
O que é ABNT? "Associação Brasileira de Normas Técnicas", entidade privada sem fins
lucrativos, que é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Fundada em 1940, a ABNT fornece a base normativa necessária ao desenvolvimento tecnológico no país.
Por que usar as Normas da ABNT? A normalização estabelece um padrão para que os temidos TCCs tenham uma estrutura de informações que possa ser entendida por todos. O mesmo ocorre no caso de um produto, em que todos os procedimentos de uso seguem um padrão que proporciona meios mais eficientes para a troca de informação entre o fabricante e o cliente. Além disso, a normalização facilita o intercâmbio comercial, evitando conflitos de regulamentos sobre produtos e serviços.
Quais os termos mais usados nas normas da ABNT? A seguir conheceremos os termos mais comuns utilizados nas normas da ABNT. Não é necessário decorar tais termos, mas apenas ter uma breve noção sobre o que significam e sua função dentro de um trabalho acadêmico (os elementos encontram-se em ordem alfabética).
Página 1 • •
Página 2
Página 3
Página 4
Página 5
Abreviatura: Representação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras. Agradecimento(s): Folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.
• •
• • • • • • • • •
• •
• • •
Anexo: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Apêndice: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Capa: Proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. Citação: Menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Dedicatória(s): Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. Elementos pós-textuais: Elementos que complementam o trabalho. Elementos pré-textuais: Elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. Elementos textuais: Parte do trabalho em que é exposta a matéria. Folha de rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. Ilustração: Desenho, gravura, imagem que acompanha um texto. Referências: Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Resumo em língua estrangeira: Versão do resumo para idioma de divulgação Internacional. Resumo na língua vernácula: Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Sigla: Reunião das letras iniciais dos vocábulos fundamentais de uma denominação ou título. Símbolo: Sinal que substitui o nome de uma coisa ou de uma ação. Tabela: Elemento demonstrativo de síntese que constitui unidade autônoma.
Para maiores informações sobre a Associação Brasileira de Normas e Técnicas, acesse a home page da ABNT: http://www.abnt.org.br Trabalho árduo? Fazer um trabalho acadêmico exige muito de qualquer pesquisador ou estudante. Além de todo esforço em torno do tema do trabalho, é fundamental ainda, adequá-lo às normas de apresentação. Afinal, de
nada vai adiantar você empenhar todos os seus esforços no desenvolvimento do tema se na hora de apresentá-lo ele não estiver dentro dos padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esses padrões foram criados por Comissões de Estudo que são formadas por diferentes grupos com participação de universidades e laboratórios, além de produtores e consumidores. Eles serão cobrados em quaisquer apresentações de trabalhos acadêmicos e não cumpri-los representa falta grave que levará sua apresentação ao fracasso. Neste tutorial, o portal Universia pretende mostrar as características fundamentais para elaborar corretamente a estrutura do trabalho acadêmico e usar corretamente as formatações necessárias de acordo com aquilo que a ABNT estabelece. Acesse o link para o tutorial completo ou copie e cole este endereço em seu navegador: http://www.universia.com.br/materia/img/tutoriais/monografias/02.jsp e lembre-se que embora o tutorial esteja se referindo à Monografia, as mesmas normas apresentadas valem para o TCC. Para discutir no fórum: