ANSIED AD E
Ansiedade é uma combinação complexa de sentimentos de medo, apreensão e preocupação, geralmente acompanhada de sensações físicas como palpitações, dor no peito e/ou falta de ar. Ansiedade pode existir como uma desordem cerebral principal, ou pode estar associada a outros problemas médicos incluindo desordens psiquiátricas.
DEFIN IÇ ÃO
SINAIS DE PREDI SPOSIÇÃ O
Insegurança
Medo
pessimismo
(ela sente que está mais propensa do que os outros de passar por acontecimentos ruins)“.
SINTOMAS Na ansiedade generalizada, os sintomas são: tontura, tensão dor
muscular,
de cabeça e
medos.
Transtorno de Ansiedade generalizada -TAG Caracterizado pelo DSM – IV como “uma ansiedade ou preocupação excessiva (expectativa apreensiva) (…)O indivíduo considera difícil controlar a preocupação (…) A ansiedade e a preocupação são acompanhadas de pelo menos três sintomas adicionais, de uma lista que inclui inquietação, fatigabilidade, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono (apenas um sintoma adicional é exigido em crianças.)”
TAG - ADULTO Os
adultos com Transtorno de Ansiedade Generalizada freqüentemente se preocupam com circunstâncias cotidianas e
TAG - criança As
crianças com Transtorno de Ansiedade Generalizada tendem a exibir preocupação excessiva com sua competência ou a qualidade de seu
O
psiquiatra do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das ClínicasSP, Tito Paes de Barros Neto, afirma que 25% da população sofre de algum transtorno de ansiedade.
Existem vários tipos: transtorno do pânico, transtorno generalizado, transtorno obsessivo, transtorno compulsivo, fobias específicas e transtorno de estresse pós-traumático são alguns deles. Os dois primeiros são os mais comuns.
Ansiedade é a principal causa de
A dor de cabeça (cefaléia) também é uma companheira das crianças. A queixa de uma pontada na fronte nem sempre é manha ou carência. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) revela que a ansiedade é a principal causa da cefaléia infantil e afeta tanto meninos quanto meninas.
Ansiedade atrapalha astronauta do Endeavour Segunda-feira, 27 de julho de 2009 - 06h36
Engenheiros acreditam que o entusiasmo e o esforço inicial de Cassidy para a saída da nave provocaram uma falha na bomba durante a caminhada.
Ele está em ótima forma física e por isso nós apenas lhe dissemos: ´Ei, sabemos que você pode fazer isso muito bem, mas a bomba precisa funcionar corretamente, por isso desacelere um pouco, vá com calma´. Ele reagiu com bom humor", contou Ridings.
Acreditar em Deus reduz ansiedade e estresse, diz estudo Pesquisa mostra que pessoas religiosas
se incomodam menos com erros. segundo um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá. A pesquisa, publicada na revista "Psychological Science", envolveu a comparação das reações cerebrais em pessoas de diferentes religiões e em ateus, quando submetidos a uma série de testes
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL10313805603,00ACREDITAR+EM+DEUS+REDUZ+ANSIEDADE+E+ESTRESSE+ DIZ+ESTUDO.html
Os voluntários religiosos eram cristãos, muçulmanos, Segundo os cientistas, quanto mais fé os hinduístas ou budistas voluntários tinham, mais tranquilos eles se mostravam diante das tarefas, mesmo quando cometiam erros. Os pesquisadores afirmam que os participantes que obtiveram melhor resultado nos testes não eram fundamentalistas, mas acreditavam que "Deus deu sentido a suas vidas".
cór tex c in gulado anterior Comparados com os ateus,
eles mostraram menos atividade no chamado córtex cingulado anterior, a área do cérebro que ajuda a modificar o comportamento ao sinalizar quando são necessários mais atenção e controle, geralmente como resultado de algum acontecimento que produz ansiedade, como cometer um erro.
"Esta parte do cérebro é como um alarme que toca quando uma pessoa comete um erro ou se sente insegura", disse Michael Inzlicht, professor de psicologia e coordenador da pesquisa. "Os voluntários religiosos ou que simplesmente acreditavam em Deus mostraram muito menos atividade nesta região. Eles são muito menos ansiosos e se sentem menos estressados quando cometem um erro."
IDENTIFICAR QUADRO DE ANSIEDADE Taquicardia Muito
Suor Tremor ou agitação Falta de ar Medo Dor no peito
Náuseas Tontura Medo
de perder o controle Dormência ou formigamento Calafrios ou onda de calor Medo de morrer
Preocupação
persistente Sensação de asfixia Incapacidade de relaxar Sensação de irrealidade Nervoso Sentimento de insegurança
Irritação
e dificuldade para
dormir Tremor nas mãos Evitação de enfrentamento de situações Desmaio