Agroecologia O.que.a.lua.tem.a.ver.com.a

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Agroecologia O.que.a.lua.tem.a.ver.com.a as PDF for free.

More details

  • Words: 466
  • Pages: 1
Ecocentro IPEC - www.ecocentro.org

O que a lua tem a ver com a gente? Maias, Astecas, Egípcios, Sumérios, Celtas e muitas outras civilizações baseavam seus calendários nos ciclos da lua e do sol. Nessa lógica natural o ano tem treze meses, tempo que o sol e a lua demoram para completar seus ciclos. A racionalização dos processos naturais nos afastou de dicas valiosas para a manutenção de hortas, canteiros e viveiros. Creditar à lua o sucesso na semeadura e na saúde das plantas não tem nada de místico. Existe uma influência natural da lua nos movimentos dos oceanos, no comportamento da água do solo e nos tecidos das plantas. A força gravitacional da lua e do sol age sobre os oceanos causando as marés. As marés mais cheias, por exemplo, sempre ocorrem durante a lua cheia. Os mais experientes garantem que as plantas também retêm mais líquido durante a lua cheia. Isto favorece o crescimento das raízes. À medida que a lua viaja, dando a volta na Terra, diferentes porções de seu lado brilhante podem ser vistas. É a isso que chamamos fases da lua: crescente, minguante, cheia e nova. Alguns fatos já foram registrados e devem ser levados em conta por quem está começando a plantar agora. Durante as duas semanas em que a lua está crescente, a seiva sobe em direção ao céu, por isso as plantas crescem e as flores abrem. Por isso, evite fazer podas nesse período. A seiva é a energia, a força da planta, não é bom passar a tesoura no que ela tem de mais valioso.

Nova

Acredita-se que durante a lua cheia, terra está fértil. Não é mística e a explicação é simples: Nessa fase, a lua ativa a vida no solo ao elevar a umidade ao máximo. Dois dias antes e dois dias depois da lua cheia a germinação é rápida. Aproveite para semear muitas sementes. Durante as duas semanas em que a lua está minguando, o fluxo da seiva é baixo. Ela fica concentrada nas extremidades das raízes. Por isso, é um bom período para os cultivos de tubérculos: beterrabas, cenouras, mandiocas etc. Mas, para as outras plantas o crescimento é lento. Ou seja, um ótimo momento para pulverização, poda e colheita de sementes.

Minguante

Crescente

Na lua nova, a terra pede atenção, pois à medida que vai minguando o solo seca e as plantas descansam. Nessa época, o crescimento das plantas é fraco e espigado, com tendência a contrair fungos. Então, cuide do solo e prepareo para o período fértil que está vindo. Também coloque cobertura vegetal nos canteiros para limitar o crescimento de ervas daninhas. Aproveite para fazer os trabalhos extras de manutenção.

Cheia

Cadastre-se no site Ecocentro.org para receber informações exclusivas, como esta, por email! Ecocentro IPEC - www.ecocentro.org

Ecocentro IPEC © 2007

Related Documents