André nº2 Mariana nº18 Frederico nº 10
1. Poluição 2. Poluição das águas 3. Poluição marítima 4. Poluição do ar 5. Poluição sonora 6. Poluição do solo 7. Poluição luminosa
Poluição significa sujidade, contaminação, degradação, doença. A acção do homem sobre o meio ambiente tem quase sempre efeitos negativos, porque não são usadas a devidas precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local seja na água, na terra, ou no ar, obriga muitas espécies de animais e plantas que aí vivem a criar condições para se poderem adaptar e sobreviver nesse ambiente. Noutros casos a contaminação é tanta que determinadas espécies não se conseguem adaptar e morrem e acabam por se extinguir.
É a causada principal pelo derramamento de
restos industriais, agrícolas e esgotos domésticos em rios, lagos e até mesmos em mares. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas em vários pontos do planeta.
Não existem mistérios acerca da poluição marítima. O
derramamento de esgoto não tratado nas águas, assim como objectos descartados e poluentes levados pelos rios, são as causas dessa poluição. Actualmente o oceano Pacífico abriga a chamada “Grande mancha de lixo” entre o Hawaí e a Califórnia. Esse depósito contém plásticos, restos de materiais de pesca, roupas, garrafas, produtos tóxicos entre muitos outros materiais. A maioria desses materiais libertados nos oceanos demora muito tempo para se decomporem, dificultando a vida marinha; já que os seres que ali vivem precisam do seu habitat favorável para sua sobrevivência, sendo essencial: a água limpa, a biodiversidade para garantir alimento e o espaço para que consigam se locomover, pois objectos podem ser engolidos ou paralisados nas brânquias. Tais lixos depositados nos oceanos se originam em locais diversos como indústrias, residências , embarcações, navios entre outros. Apesar da diversidade de poluentes que os mares recebem, o que mais gera preocupação é o petróleo. Esse produto forma uma película sobre a água por causa de sua densidade, resultando em grandes consequências, já que impede a passagem da luz, encobre os animais viventes, intoxicando-os e comprometendo o equilíbrio ecológico.
Existem várias formas de poluir o ar tais
como: O fumo que sai das chaminés das fabricas. Os fumos que os carros emitem. A queima de lixos. E a utilização de "sprays" tais como os desodorizantes
A poluição sonora é causada a partir de todos
os barulhos que existem no mundo tais como o ruído dos aviões, as discotecas, os carros que passam, as crianças que brincam e as pessoas que conversa etc.
A poluição do solo é causada pelos lixos que
todos mandam para o chão por exemplo: quando andam de carro e mandam tudo pelos vidros para as bermas das estradas, quando se faz piqueniques e se deixa lixo no local.
A poluição luminosa deve-se
fundamentalmente ao, desperdício de luz nocturna. À noite o céu fica totalmente iluminado, e impede-nos de ver nitidamente as estrelas, isto deve-se à iluminação artificial, várias vezes utilizadas de formas incorrectas o que se torna a poluição luminosa.