Caríssimos, Como templos de Deus, nosso corpo se torna algo como que sagrado, que deve ser respeitado. O abuso do próprio corpo ou do corpo do outro por prazer egoísta se torna um sacrilégio, uma ofensa ao próprio Deus. Cuidemos do nosso corpo como cuidamos da nossa alma, do nosso espírito e tenhamos respeito pelo corpo fazendo-nos sensíveis para com o sofrimento humano, seja ele moral, físico, espiritual pois o corpo é “templo do Espírito Santo”. Meditemos. Carinhosamente, Graziela
“Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo”. (1Cor 6, 19 – 20)
“Pacificai minha alma, fazei dela o vosso céu, vossa morada preferida e o lugar de vosso repouso. Que eu jamais vos deixe só, mas aí esteja toda inteira, totalmente desperta em minha fé, toda em adoração, entregue inteiramente à vossa ação criadora”. (Elisabeth da Trindade)
“Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe. Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma. Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas”. (Sl 138(139),13 -15)
“Nosso corpo é um santuário no qual a sabedoria divina se torna visível, ajuda-nos a viver bem como num templo do Espírito Santo”. Por isso São Paulo nos diz em Ef 4,30: “Não contristei o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção”.
“O corpo é para o Senhor, e o Senhor é para o corpo.” O Corpo e a alma do crente participam desde já da dignidade de ser “de Cristo”; daí a exigência do respeito para com seu próprio corpo, mas também para com o de outrem. (CAT 1004)
“A vida e a saúde física são bens preciosos doados por Deus. Devemos cuidas delas com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum. Se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz dela um valor absoluto. Evitemos o culto ao corpo e toda espécie de excessos”. (CAT 2288 – 2290)
“Defender e promover, venerar e amar a vida é tarefa que Deus confia a cada homem, ao chamá-lo enquanto sua imagem viva a participar no domínio que ele tem sobre o mundo.”(evangelium Vitae) “ A glória de Deus é o homem vivo.” (Sto. Irineu de Lião)
Texto – Documentos da Igreja Católica Apostólica Romana. Imagens – Google Música – Sonda-me Gabriel Ribeiro Formatação - Graziela