6560130-queimaduras-1

  • Uploaded by: Mutley Pombo
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 6560130-queimaduras-1 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,502
  • Pages: 50
QUEIMADURAS, INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO Curso Especial de Férias Emergência na Atividade Física Julho 2000 Prof. Carlos Eurico da Luz Pereira 1

2

O que é queimadura ? Denomina-se queimadura toda e qualquer lesão ocasionada no organismo humano pela ação curta ou prolongada de temperaturas extremas sobre o corpo humano

3

Divisão das queimaduras : Superficiais: quando atingem algumas camadas da pele,

Profundas: quando há destruição total da pele;

Divisão de acordo com a gravidade ?

4

A gravidade de uma queimadura não se mede somente pelo grau da lesão, mas também pela extensão da área atingida.

5

Grandes queimaduras: aquelas que atingem mais de 15% do corpo, no caso de adultos. Para crianças de até 10 anos, são as que atingem mais de 10% do corpo.

Superfície corporal para cálculo da área atingida : Cabeça ........................................................... 9% Pescoço .......................................................... 1% Tórax e abdômen, inclusive órgãos genitais .. 18% Costas e região lombar ................................... 18% Membro superior direito ( braço ) .................. 9% Membro superior esquerdo ( braço ) .............. 9% Membro inferior direito ( perna ) ................... 18% Membro inferior esquerdo ( perna ) ............... 18%

6

7

Se o socorrista souber classificar uma grande queimadura e encaminhar a vítima para um pronto – socorro, já será de grande valia.

8

Divisão das queimaduras : Ainda pode-se dividir as queimaduras de acordo com a gravidade em: QUEIMADURAS DE 1º GRAU QUEIMADURAS DE 2º GRAU QUEIMADURAS DE 3º GRAU.

QUEIMADURA DE 1º GRAU:

9

É a queimadura mais comum.  Deixa a pele avermelhada e provoca ardor e ressecamento da pele.  Não ocorre o aparecimento de bolhas.  Nem sempre é grave. Porém, se ela atingir mais da metade do corpo, pode vir a tornarse até muito grave. 

10

Queimadura de 1º grau :

Queimadura de 1º grau :

Queimadura de 1º grau 13 não muito extensa, o que fazer ?  oferecer água, para hidratar a vítima;  em

seguida, tentar aliviar a dor, deixando que o local da queimadura permaneça por algum tempo em água fria ( chuveiro, torneira ) ou aplicando compressas de água fria.

14

Queimaduras de 2 grau: o

 São aquelas que atingem as camadas

um pouco mais profundas da pele.  Caracterizam-se geralmente pela formação de bolhas e desprendimento das camadas de pele;  provocam dor e ardência local.

15  Estas

queimaduras são mais graves que as de primeiro grau porque a perda de água que elas podem provocar eventualmente leva à desidratação.  Nesses casos, dê líquidos por via oral, aplique compressas frias no local e providencie assistência médica imediatamente.

16

Queimaduras de 2 grau: o

17

18

Queimaduras de 2 grau: o

Queimaduras de 3 grau: o

19

São aquelas em que todas as camadas da pele são atingidas, podendo ainda alcançar os músculos e os ossos, provocando feridas profundas e dores muito fortes.  As queimaduras de 3o grau são as mais graves e representam sérios riscos para a vítima, sobretudo se atingirem grande extensão do corpo. 

20

Queimaduras de 3 grau: o

21

Queimaduras de 3 grau: o

22

QUEIMADURAS DE 1º, 2º, 3º GRAUS PODEM-SE APRESENTAR NO MESMO PACIENTE. O risco de vida é maior nos grandes queimados

Queimadura de Segundo Grau Profundo em MMII e Terceiro Grau em MMSS e Tronco. Um mês pós trauma.

Queimadura de Segundo Grau Superficial. Segundo dia pós trauma. Notar a grande área edemaciada

Queimadura de Segundo Grau Profundo em MMII e Terceiro Grau em MMSS e Tronco. 45 dias pós trauma, pós enxertia

26

Como socorrer vítimas de queimaduras ?

 Para tratar de queimaduras, em geral,

27

mantenha a vítima deitada. Lave bem as mãos antes de tratar das queimaduras, para não provocar infecções.  corte todas as roupas que estão perto das regiões queimadas  Não desloque ou retire a roupa que ficou sobre as queimaduras, para não aumentar as feridas.

28

Cubra as feridas com gaze ou com um pano limpo, sem apertar, umedecendo continuamente. Não use outro tipo de material, porque pode grudar e piorar ainda mais o estado da vítima.  Nunca fure as bolhas nem toque na parte queimada. Isto poderá causar uma infeção e poderá piorar o estado da vítima.  Se a vítima estiver consciente, dê-lhe de beber bastante água (de preferência com sal) e providencie ajuda médica. 

Pode-se aplicar alguma substância sobre a queimadura ?

29

NÃO APLICAR NENHUMA SUBSTÂNCIA SOBRE A QUEIMADURA. (como graxa, teia de aranha, pasta de dente ou qualquer outra.)

Queimaduras por substâncias químicas:

30

(tintas, ácidos, detergentes, etc.)  Antes

de cuidar dos ferimentos, é preciso molhar todas as peças de roupa que estejam impregnadas pela substância para removê-las sem causar maiores danos.  Isso porque o contato com a roupa pode gerar novas queimaduras.

31  Depois, devemos lavar o local

queimado com água em abundância, durante 10 ou 15 minutos, para que não reste qualquer resíduo da substância química e, em seguida, proteger as feridas com gaze ou pano limpo. 

A queimadura no olhos é um caso muito especial. A ação deve ser rápida, para evitar a perda parcial ou total da visão. Neste caso, devemos lavar o olho da vítima com bastante água.

Incêndio:

32

33

Didaticamente falando, um incêndio ocorre com a união dos três lados de um triângulo: Combustível

Comburente

Temperatura de Ignição

34

Combustível: é o que pega fogo (um pano, ou madeira); Comburente: é quase sempre o O2; Temperatura de ignição: é a necessidade de calor que o combustível precisa para começar a pegar fogo.

35

Para apagar um incêndio é necessário quebrar um dos lados do triângulo. Os mecanismos são de: resfriamento (temp. de ignição), abafamento (comburente) ou isolando o local parando de alimentar as chamas (combustível).

36

Em caso de incêndio a primeira providência a ser tomada é a evacuação do local. Evite o pânico. Assim que puder disque 193 e avise o local do incêndio.

37

Não tente em hipótese alguma tentar apagar as chamas, a não ser que seja em um ponto fixo e o foco seja pequeno, o que caracteriza o princípio de incêndio. Se o caso for esse aja da seguinte forma: ligue 193 e passe as informações pedidas. Avalie o tipo de princípio de incêndio para escolha do tipo de extintor

Qual o extintor a usar ? Tipo de incêndio Combustível Tipo A sólidos Tipo B Tipo C

Tipo de extintor Água

líquidos inflamáveis aparelhos eletroeletrônicos energizados

Espuma

Pó químico

39

ATENÇÃO: NUNCA USE ÁGUA PARA APAGAR INCÊNDIOS TIPO C!!!. - eletroeletrônicos -

40

 Caso

a tentativa de debelar o incêndio seja frustrada, vá para local seguro e aguarde socorro.

 Caso

haja vítimas de queimaduras faça os primeiros socorros.

41

Queimadura por fogo: Quando as roupas estiverem se incendiando, a primeira providência é, naturalmente, apagar o fogo. Dependendo do local do acidente e dos recursos disponíveis, de imediato podese usar um cobertor para sufocar as chamas ou rolar a vítima no chão.

42 Se

as queimaduras atingirem o tórax, abdômen ou costas, pode-se jogar água fria sobre as feridas, para aliviar as dores. Em seguida, remover a vítima para um hospital. Em casos de grandes queimaduras, devemos, primeiro, deitar a vítima. Coloque sua cabeça e o tórax em um plano inferior ao resto do corpo, para evitar o estado de choque.

43

INSOLAÇÃO

44

Pode manifestar-se de diversas maneiras: subitamente, quando a pessoa cai desacordada, mantendo a pulsação e a respiração; ou após o aparecimento de sintomas e sinais como tonturas, enjôos, dor de cabeça, pele seca e quente, rosto avermelhado, febre alta, pulso rápido, respiração difícil.

45

Enquanto você aguarda socorro médico, procure colocar a vítima a sombra, fazer compressas frias sobre sua cabeça e envolver seu corpo em toalhas molhadas. Isso é feito para baixar a temperatura.

46  Em seguida deite a pessoa de costas,

apoiando a cabeça e os ombros para que fiquem mais altos que o resto do corpo. O ideal é que a temperatura desça lentamente, para que não ocorra o colapso, próprio de quedas bruscas de temperatura.  Após ter prestados os primeiros socorros procure ajuda médica com urgência.

INTERMAÇÃO

47

48

Ambientes cuja a temperatura é alta podem sujeitar o indivíduo a uma série de alterações no organismo, com graves conseqüências para a saúde. São ambientes onde, geralmente, existem fornos e fogões, caldeiras, forjas, fundições, etc...

49

As pessoas que exercem atividades em locais como estes correm o risco de sofrer intermação, que se caracteriza por sintomas como cansaço, náuseas, calafrios, respiração superficial e irregular, palidez ou tonalidade azulada no rosto, temperatura corporal elevada, pele úmida e fria e diminuição da pressão arterial.

O que fazer ?

50

retirar a vítima do ambiente e encaminhá-la para um local mais fresco e arejado;  deitar a vítima com a cabeça mais baixa que o resto do corpo;  afrouxar as vestes da vítima;  envolver a vítima em lençol úmido;  se estiver consciente oferecer água fresca salgada em pequena quantidade a intervalos curtos;  encaminhar imediatamente ao atendimento médico. 

More Documents from "Mutley Pombo"

Lenda_xadrez
May 2020 1
October 2019 7
May 2020 3