História Professor Alcir Martins Turma 61
“ Tá na mesa ! ” OBJETIVO: A proposta do trabalho é recuperar, a partir de pesquisa bibliográfica e na internet, os hábitos medievais à mesa; desde a postura, composição e distribuição dos lugares até os gêneros que compunham a alimentação das populações no período estudado. E nesse movimento estabelecer vivências e comparações entre os costumes e hábitos medievais e contemporâneos. Parte das questões deste trabalho já foram abordadas em aula, com informações que criaram curiosidade e espanto (bons motores para uma pesquisa!), e agora queremos aprofundar esses temas analisando e entendendo comportamentos, relações de poder, hábitos alimentares, estilo de vida e como se dava a produção e o acesso aos alimentos. ORGANIZAÇÂO / METODOLOGIA: A turma será organizada em grupos de, no mínimo 4 e no máximo 6 integrantes. Cada grupo fará sua pesquisa em fontes diversas, buscando reconstruir o ambiente de uma refeição medieval, as receitas e os alimentos consumidos na época. O grupo fará um relatório da pesquisa, reunindo as principais informações e descobertas. É FUNDAMENTAL que o texto não seja CÓPIA de outros textos, mas que revele o entendimento do grupo sobre o assunto pesquisado. Também não deixem de registrar as referências e fontes consultadas! APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO Em dia a ser combinado, cada grupo organizará uma mesa caracterizada com os alimentos e objetos que compunham uma legítima mesa medieval. O grupo explicará e mostrará como era esse momento na vida das pessoas. No mesmo dia deverá ser entregue o relatório por escrito, e se possível, enviar uma cópia para o e-mail
[email protected] . VALOR: 2,5 Dois textos para começar a pesquisa: FRUGONI, Chiara. “Invenções da Idade Média: óculos, livros, bancos, botões e outras invenções geniais”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed; 2007. MACDONALD, Fiona. “Como seria sua vida na Idade Média?”. São Paulo: Scipione; 1996. (Coleção Como seria sua vida) – (3ª edição/2008).
Fragmento do livro “Invenções da Idade Média: óculos, livros, bancos, botões e outras invenções geniais” de Chiara FRUGONI. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed; 2007. (Capítulo 4, pp. 107-114)