Disciplina: Eletrônica Industrial Professor: Fábio Lavor Bezerra Data de entrega: 22/04/2009
PRÁTICA 01 – TIRISTOR (SCR) OBJETIVOS: • • •
Comprovar experimentalmente o SCR como chave ideal. Analisar o comportamento de circuitos com SCR`s . Verificar o processo de condução e bloqueio do SCR.
INFORMAÇÕES TEÓRICAS Os SCR`s são dispositivos de quatro camadas que podem ser analisados como dois transistores (01 pnp e outro npn) interligados com realimentação positiva de forma que um aumento de corrente em qualquer ponto do circuito provoca saturação dos transistores e diminuição de corrente em qualquer ponto do circuito provoca o corte dos transistores. Os dois estados são estáveis. O SCR permanece em qualquer um dos estados indefinidamente. A forma mais comum de fechamento do SCR ocorre por disparo pelo gate e abertura por baixa corrente de anodo. Os SCR`s são dispositivos projetados para trabalhar com potências de até 10MVA em baixa freqüência (abaixo de 100Hz). MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS: 01 ‐ Fonte de tensão CC variável 01 ‐ Multímetro 01 ‐ LED 01 ‐ SCR TIC 106 (C, D ou E) 02 ‐ Transistores: 01‐ BC337 (NPN) e 01‐ BC559 (PNP) 02 ‐ Resistores 330 ohms 03 ‐ Resistores de 1K 01 ‐ Resistor de 10K 02 ‐ Potenciômetro linear 1K PROCEDIMENTOS ‐ Monte o circuito da Figura 1.
Figura 1 – Analogia de um tiristor utilizando transistores. Pagina 1
‐ Preencha a tabela abaixo de acordo com os procedimentos. CALCULADO MEDIDO LED VA ILED VA ILED APAGADO ACESO 1. 2. 3. 4.
Feche a chave SW1, o LED deve acender. Abra a chave SW1, o LED deve continuar aceso. Com o LED aceso, meça e anote a tensão no ponto A e a corrente no LED. Com o LED aceso, reduza a tensão da fonte até que o LED se apague. Volte a aumentar a tensão da fonte e note que o LED permanece apagado.
‐ Monte o circuito da Figura 2.
Figura 2 – Circuito experimental 1. ‐ Preencha a tabela abaixo: LED APAGADO LED ACESO DISPARO MANUTENÇÃO
V2 ILED V2 ILED V1 VCC
CALCULADO
MEDIDO
EXERCÍCIOS PROPOSTOS: 1) A corrente mínima exigida para fazer com que um tiristor (SCR) conduza é chamada de corrente de ______________________ ? 2) Quando um SCR não está conduzindo, sua impedância é _____________________ ? Por quê? 3) Desenhe o circuito equivalente de um SCR utilizando a analogia com diodo e a com transistor. 4) Quais são as possíveis condições para disparar (conduzir) um SCR? 5) Como podemos cortar (bloquear) um SCR? Pagina 2
6) Relacione três funções (aplicações) possíveis de um SCR. 7) Explique o que acontece com o LED ao pressionar a chave SW2, depois de ter ligado a chave SW1 e desligada em seguida. 8) Como uma carga deve ser conectada ao SCR? Justifique. 9) A Figura 3 representa a curva característica de um tiristor. Nesta figura temos os principais parâmetros de corrente e tensão de um tiristor. Identifique os principais no datasheet e explique cada um deles.
Figura 3 – Curva característica V‐i de um tiristor. RELATÓRIO: Desenvolva um relatório que explique o funcionamento de cada circuito apresentado nesta prática e discuta os resultados obtidos.
“Para ter sucesso você precisa de uma tremenda perseverança, tremenda vontade. Tenha um pouco de energia, um pouco de vontade; Trabalhe duro e você estará pronto para a vitória.” Swami Vivekananda Pagina 3