2114-17_programatica_lcst_chst_1s_bl1_global.docx

  • Uploaded by: Henrique Monteiro
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 2114-17_programatica_lcst_chst_1s_bl1_global.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 14,657
  • Pages: 32
DISCIPLINAS DO CADERNOª Linguagens, códigos e suas tecnologias & Ciências humanas e suas tecnologias VERIFICAÇÃO

SÉRIE 1ª

ENSINO Médio

ALUNO(A)

TURMA

BLOCO 1 Nº

TURNO

DATA

NOTA

_____/_____/_____

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA SERÁ ATRIBUÍDA NOTA ZERO À PROVA QUANDO O ALUNO: a) utilizar ou portar, mesmo que desligados, durante a realização da prova, telefones celulares, máquinas e(ou) relógios de calcular, bem como rádios, gravadores, headphones, ou fontes de consulta de qualquer espécie; b) comunicar-se com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; Leia o enunciado das questões previstas para esta verificação. Verifique se há falhas ou imperfeições gráficas. Qualquer reclamação relativa à prova somente será aceita durante os 30 (trinta) minutos iniciais. Este caderno de questões contém 72 questões, numeradas de 1 a 72 e dispostas da seguinte maneira: a) as questões de número 1 a 9 são relativas à disciplina de Gramática; b) as questões de número 10 a 17 são relativas à disciplina de Literatura; c) as questões de número 18 a 26 são relativas à disciplina de Interpretação Textual; d) as questões de número 27 a 36 são relativas à disciplina de Inglês; e) as questões de número 37 a 48 são relativas à disciplina de História; f) as questões de número 49 a 60 são relativas à disciplina de Geografia; g) as questões de número 61 a 72 são relativas à disciplina de Filosofia, sociologia e atualidades. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções, identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão. Você deve, portanto, assinalar apenas uma opção em cada questão. A marcação de mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 2               

QUESTÕES DE 1 A 36

QUESTÃO 1                Na frase “Marcelo comprou uns óculos que custaram os olhos da cara, porque seu pai era montado na grana preta.”, as expressões em destaque foram empregadas em registro informal. Nesse contexto, podem ser entendidas, respectivamente, como a) custou caro – tinha muitos recursos. b) objeto com valor afetivo – dinheiro ilícito. c) elevado valor – dinheiro não valorizado. d) comprou algo diferente – não sabia administrar o dinheiro. e) um dinheiro sem valor – gastou sem controle.

Disponível em: http://www.facebook.com/SignosNordestinos/?fref=ts. Acesso em: 26 jul. 2016.

Do ponto de vista da norma culta, é correto afirmar que “coisarˮ é uma palavra a) resultante da atribuição do sentido depreciativo de um verbo qualquer ao substantivo “coisaˮ. b) resultante do processo de sufixação que transforma o substantivo “coisaˮ no verbo “coisarˮ. c) que, graças ao seu sentido universal, pode ser usada em substituição a todo e qualquer verbo não lembrado.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

d) que resulta da transformação do substantivo “coisaˮ em verbo “coisarˮ, reiterando o uso totalmente aceito na norma culta. e) rica de significados, formada por derivação regressiva.

Tarvez por ignorança Ou mardade das pió Furaro os óio do assum preto Pra ele assim, ai, cantá mió Assum preto veve sorto Mas num pode avuá Mil veiz a sina de uma gaiola Desde que o céu, ai, pudesse oiá

QUESTÃO 3               

GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www.luizgonzaga.mus.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).

As marcas da variante linguística regional, imortalizadas pelos compositores de Assum Preto, resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico. No texto, é resultado de uma mesma regra resultante da troca de uma consoante por outra a pronúncia das palavras a) “vorta” e “veve”. b) “tarvez” e “sorto”. c) “furaro” e “cantá”. d) “óio” e “frô”. e) “ignorança” e “avuá”.

Analisando os recursos do texto, depreende-se que o(a) a) registro formal utilizado pelo personagem tornase adequado devido à sua vestimenta. b) executivo utilizou o registro formal para manter um distanciamento do outro surfista. c) linguagem técnica era própria das pessoas que utilizam esse esporte mundial, independente da variedade preferida. d) estranhamento da personagem ocorre pela utilização de uma linguagem rebuscada para uma situação do cotidiano. e) registro utilizado foi inadequado porque, no mesmo enunciado, foram utilizadas expressões formais e informais da língua.

QUESTÃO 5                Boitempo Entardece na roça De modo diferente. A sombra vem nos cascos, No mugido da vaca Separada da cria. O gado é que anoitece E na luz que a vidraça Da casa fazendeira Derrama no curral Surge multiplicada Sua estátua de sal, Escultura da noite. Os chifres delimitam O sono privativo

QUESTÃO 4                Assum Preto Tudo em vorta é só beleza Sol de abril e a mata em frô Mas assum preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor

2

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

De cada rês e tecem De curva em curva a ilha Do sono universal. No gado é que dormimos E nele que acordamos. Amanhece na roça De modo diferente. A luz chega no leite, Morno esguicho das tetas E o dia é um pasto azul Que o gado reconquista.

c) As locuções não atendem às regras de concordância nominal. d) A troca da locução adjetiva é considerada inadequada, já que se refere a alimentos diferentes. e) A mudança de classe gramatical nos quadrinhos 1 e 2 compromete o sentido do texto.

QUESTÃO 7               

Disponível em: https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-deandrade/460826/

O título Boitempo constitui a chave para a decodificação da mensagem e informa que a trajetória do tempo – manhã, tarde e noite – não é definida pela trajetória do Sol, e sim pela relação do homem com o gado bovino. Assinale, portanto, a alternativa que revela por qual processo de formação de palavras Drummond criou “boitempo”. a) Derivação sufixal. b) Justaposição. c) Aglutinação. d) Derivação prefixal. e) Derivação parassintética.

QUESTÃO 6                GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Disponível em: http://www2.uol.com.br/niquel. Acesso em 15 jul. 2016. Assinale a alternativa correta. a) Na palavra “trabalhadoras”, o último “a” marca a vogal temática. b) As palavras “trabalhadoras” e “funcionárias” são cognatas. c) Na palavra “trabalhadoras”, o sufixo que a integra transmite ideia de profissão. d) Na palavra “uni-vos”, temos a composição entre o verbo e o pronome como processo formador. e) Na palavra “uni-vos”, temos uma sigla que reproduz o som das abelhas.

Após a análise do texto acima, observe o uso das locuções adjetivas nos dois primeiros quadrinhos e na construção de sentido da tirinha e marque a proposição correta. a) O significado é o mesmo nas duas locuções adjetivas. b) As locuções possuem a mesma classificação morfológica, mas os significados são diferentes.

3

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 8               

QUESTÃO 9               

WATTERSON, Bill. O melhor de Calvin.

Com relação à acentuação gráfica das palavras no texto, infere-se que o(a) a) palavra “por” (quinto quadrinho) deveria ter recebido acento diferencial por se tratar de uma forma verbal. b) palavra “parabéns” (terceiro quadrinho) recebe um acento diferencial porque está no plural. c) palavra “ótima” (terceiro quadrinho) recebe acento por ser proparoxítona. d) palavra “me” (primeiro quadrinho) deveria ter recebido acento por ser monossílabo tônico terminado em “e”. e) acento na palavra “é” (terceiro quadrinho) pode ser classificado como diferencial, porque não há regra que justifique seu uso.

Em “Gosta de quê?”, o termo “quê” recebe acento a) que o diferencia de “que”, usado como conjunção. b) por estar em posição final de uma frase interrogativa, que, por ter entonação ascendente, o torna tônico. c) para enfatizar o espanto causado pelo menino no interlocutor, reforçado pelas expressões faciais. d) tal como “crê” e “vê” e por ser monossílabo terminado em “e”; sua posição na frase não interfere na regra ortográfica. e) para sinalizar que a vogal “u” não deve ser pronunciada.

4

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 10               

QUESTÃO 11                Por que Trovadorismo? Segundo Achcar (1997) O termo “Trovadorismo” surgiu em consequência das atividades dos trovadores, poetas que compunham textos para serem cantados e recitados. Escritas pelos nobres, as cantigas possuíam fortes traços de declamação e eram divulgadas pelos jograis e menestréis quando eles circulavam por aldeias, feiras e castelos. Essa literatura produzida na Idade Média em Portugal, por volta do século XII, foi o momento inaugural de uma tradição literária escrita em língua portuguesa. http://literaturasemfronteiras.tumblr.com/trovadorismo

De acordo com a estética literária do Trovadorismo é correto afirmar que a) foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa e surgiu em um período no qual a escrita era pouco difundida, por esse motivo, os poetas transmitiam suas poesias oralmente, na maioria das vezes cantando-as. b) foi marcado pela transição do mundo medieval para o mundo moderno, conduzindo as artes ao Renascimento cultural. Na literatura, deu-se a consolidação da prosa historiográfica, do teatro e da poesia palaciana. c) inspirado na cultura clássica greco-latina, o Trovadorismo foi marcado pela introdução de novos gêneros literários, entre eles os romances de cavalaria e a literatura de viagens. d) os poetas do Trovadorismo pertenciam à nobreza ou ao clero e, além da letra, criavam também a música das composições que executavam para o seleto público das cortes, sobretudo as Cantigas satíricas. e) a poesia se dividia em Cantigas, de características líricas: de amor e de amigo e de características satíricas: de escárnio e de maldizer, além das Novelas de Cavalaria, como os versos do Rei Artur e de Carlos Magno.

https://ziraldo.blogtv.uol.com.br/achargenotempo)

Observe as assertivas seguintes, verifique se elas se aplicam ao texto de Ziraldo, caracterizando-o, e assinale a alternativa correta. I. No texto literário, importa não só o que se diz, mas também o modo como se diz. II. O texto literário é conotativo, isto é, cria novos significados. Enquanto o texto não literário aspira à denotação, o texto literário com a função estética busca a conotação. Por isso, pode-se fazer uso de figuras de linguagem. III. O texto literário tem uma função estética, enquanto o texto não literário tem uma função utilitária (informar, convencer, explicar, responder, ordenar etc.). IV. A intencionalidade do autor do texto é o de informar o quanto o brasileiro fica ocioso no período do Carnaval. a) b) c) d) e)

As assertivas I, II e III estão corretas. As assertivas I e III estão corretas. As assertivas II e IV estão corretas. Somente a assertiva IV está correta. Todas as assertivas estão corretas.

5

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 12               

Por que você me esquece e some? E se eu me interessar por alguém? E se ela, de repente, me ganha? (...)

Observe os fragmentos das músicas seguintes, TEXTO I e TEXTO II, analise-os, tendo em vista as especificidades das cantigas trovadorescas e assinale a alternativa correta.

a) Os textos I e II fazem alusão às cantigas líricas por apresentarem eu-lírico masculino e ambos denunciarem a coita amorosa. b) A última estrofe do Texto I exemplifica a idealização do eu-lírico frente ao alvo do seu sentimento, característica de Cantiga de Amor. c) Ambos os textos representam referência às Cantigas satíricas medievais, contudo o Texto I ilustra a Cantiga de amor e o Texto II, a de amigo. d) No Texto II a voz masculina já não se manifesta cheia de cerimônias como na cantiga de amor, mesmo que não seja um eu-lírico feminino, configura-se a Cantiga de Amigo. e) As assertivas a e b estão corretas.

TEXTO I Tempo Ao Tempo Jorge e Mateus Você já percebeu que quando eu te vejo, eu perco o chão Que o simples fato de te ouvir Me faz perder toda razão E quando você chega Minha mão transpira, minha mente pira Eu já não sei o que fazer Já vi que esse lance tá ficando chato Pois até meus atos não consigo mais conter

QUESTÃO 13                Não ligo se você nem tá ligando Nem tão pouco se importando Mesmo assim vou te dizer [...]

O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490, durante o Renascimento. Analisando a imagem a seguir e vinculando à proposta humanista, assinale a correta.

TEXTO II Sozinho Peninha Às vezes, no silêncio da noite Eu fico imaginando nós dois Eu fico ali sonhando acordado, juntando O antes, o agora e o depois Por que você me deixa tão solto? Por que você não cola em mim? Tô me sentindo muito sozinho! Não sou nem quero ser o seu dono É que um carinho às vezes cai bem Eu tenho os meus desejos e planos secretos Só abro pra você mais ninguém

6

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

a)

b)

c)

d)

e)

QUESTÃO 15               

No final da Idade Média surge um grupo de intelectuais com intuito de destruir o “monólogo intelectual” da igreja, transmitindo uma ideologia ‘humanista” através de suas obras influenciando assim toda a humanidade. O Homem Vitruviano representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções, a tradução perfeita para a proposta do Humanismo, um momento de transição. O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano. Por ser um movimento de transição, o Humanismo apresentava tanto as características do modo medieval do pensamento quanto do novo modo de pensar religioso, ou seja, havia uma tensão entre essas duas visões, porém existia um predomínio da visão antropocêntrica. Todas as assertivas estão corretas.

Todo mundo e Ninguém – Gil Vicente Ninguém: Que andas tu aí buscando? Todo mundo: Mil cousas ando a buscar: delas não posso achar, porém ando porfiando por quão bom é porfiar. Ninguém: Como hás nome, cavaleiro? Todo o Mundo: Eu hei nome Todo o Mundo e meu tempo todo inteiro sempre é buscar dinheiro e sempre nisto me fundo. Ninguém: Eu hei nome Ninguém, e busco a consciência. Belzebu: Esta é boa experiência: Dinato, escreve isto bem. Dinato: Que escreverei, companheiro? Belzebu: Que ninguém busca consciência. e todo o mundo dinheiro. O teatro vicentino tem por característica: a) a intenção moralizante com a utilização de personagens míticas, levando o leitor/espectador a uma reflexão sobre suas atitudes. b) o uso de personagens alegóricas, como no texto, para representar Todo o mundo e Ninguém, a presença de humor, comicidade aliada à crítica social. c) Esse tipo de produção literária ficou conhecida como “teatro vicentino”, com retrato dos costumes e tipos da sociedade portuguesa, crítica social, caráter universal, antropocentrismo... d) Os autos eram encenações que abordavam, principalmente, a temática religiosa, obras: Auto da Barca do Inferno, Auto da Lusitânia, Auto da Visitação. Já as farsas eram encenações curtas, populares, baseadas no cotidiano e tinham um caráter cômico. e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

QUESTÃO 14                Sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta: a)

b) c)

d) e)

Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento. Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV. Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis. Retoma os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição. Por ser um movimento de transição, o Humanismo apresentava traços medievais do pensamento, porém existia um predomínio da visão antropocêntrica.

7

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

     

QUESTÃO 16                Identifique a alternativa que não contenha ideais do Classicismo: a) Universalismo e racionalismo. b) Obediência às regras e modelos e contenção do lirismo. c) Valorização do homem (do aventureiro, do soldado, do sábio e do amante) e verossimilhança (imitação da verdade e da natureza). d) Liberdade de criação e predomínio dos impulsos pessoais. e) Foi um período de renovação, momento de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.

óleo de cozinha; ponta de cigarro; poeira de varrição de casa; fio de cabelo e pelo de animais; tinta que não seja à base de água; querosene, gasolina, solvente, tíner.

Jogue esses produtos no lixo comum. Alguns deles, como óleo de cozinha, medicamento e tinta, podem ser levados a pontos de coleta especiais, que darão destinação final adequada. MORGADO, M.; EMASA. Manual de etiqueta. Planeta Sustentável, jul.-ago. 2013 (adaptado).

O texto tem objetivo educativo. Nesse sentido, além do foco no interlocutor, que caracteriza a função conativa da linguagem, predomina também nele a função referencial, que busca a) despertar no leitor sentimentos de amor pela natureza, induzindo-o a ter atitudes responsáveis que beneficiarão a sustentabilidade do planeta. b) informar o leitor sobre as consequências da destinação inadequada do lixo, orientando-o sobre como fazer o correto descarte de alguns dejetos. c) transmitir uma mensagem de caráter subjetivo, mostrando exemplos de atitudes sustentáveis do autor do texto em relação ao planeta. d) estabelecer uma comunicação com o leitor, procurando certificar-se de que a mensagem sobre ações de sustentabilidade está sendo compreendida. e) explorar o uso da linguagem, conceituando detalhadamente os termos usados de forma a proporcionar melhor compreensão do texto.

QUESTÃO 17                São características na poesia e na lira de Luis Vaz de Camões: a) Síntese entre a tradição literária portuguesa e as inovações como redondilhas, decassílabos, amor platônico e seus paradoxos. b) Visão da natureza (ideal clássico que se caracteriza pela harmonia, ordem e racionalidade (a natureza é um exemplo)). c) Concepção do amor: (Platonismo: O verdadeiro amor, amor puro, está no mundo das ideias). d) O desconcerto do mundo (a razão desvenda o mundo sem sentido e sofre). e) Todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 18                14 coisas que você não deve jogar na privada Nem no ralo. Elas poluem rios, lagos e mares, o que contamina o ambiente e os animais. Também deixa mais difícil obter a água que nós usaremos. Alguns produtos podem causar entupimentos:  cotonete e fio dental;  medicamento e preservativo; 8

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 19               

amáveis pernas, o que me obriga a imortalizarvos nesta página.

Assinale o item que apresenta um texto de teor predominantemente denotativo.

ASSIS, Machado de – Memórias Póstumas de Brás Cubas.

QUESTÃO 20               

a) “É bonito se ver / Na beira da praia / A gandaia / Das ondas que o barco balança / Batendo na areia / Molhando os cocares / Dos coqueiros / Como guerreiros na dança / Ó! Quem não viu, vá ver / A onda do mar crescer (...)” Lenine - A gandaia das ondas.

b) Significado de Rebuscado (adj.): Requintado; em que há excesso de primor, de esmero, de requinte: estilo de escrita rebuscado. Excessivamente procurado; que se buscou com insistência. Disponível em: https://www.dicio.com.br/rebuscado/

c)

Disponível em: https://chicoandrade.com. br/blog/charge-trumpe-o-governo-chines/ Disponível em: http://www.cezarmotta.com/

d) Antes, todos os caminhos iam / Agora todos os caminhos vêm / A casa é acolhedora, os livros poucos / E eu mesmo preparo o chá para os fantasmas.

Com base na leitura da propaganda apresentada no texto anterior, pode-se afirmar que a) a linguagem objetiva predomina na imagem, fazendo um grande apelo à força do trabalho. b) o absurdo da imagem impossibilita que o receptor do texto interprete coerentemente o texto. c) o uso da linguagem científica marca o forte teor conotativo do texto. d) o uso do sentido literal na imagem marca a linguagem objetiva a ser transmitida. e) há um significado amplo, conotativo, no uso da expressão “planta investimento”.

QUINTANA, Mario – Envelhecer.

e) Sim, pernas amigas, vós deixastes à minha cabeça o trabalho de pensar em Virgília, e dissestes uma à outra: – Ele precisa comer, são horas de jantar, vamos levá-lo ao Pharoux; dividamos a consciência dele, uma parte fique lá com a dama, tomemos nós a outra, para que ele vá direito, não abalroe as gentes e as carroças, tire o chapéu aos conhecidos, e finalmente chegue são e salvo ao hotel. E cumpristes à risca o vosso propósito,

9

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 21               

a) b) c) d) e)

Poesia Gastei uma hora pensando um verso Que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro Inquieto, vivo. Ele está cá dentro E não quer sair. Mas a poesia deste momento Inunda minha vida inteira.

pessimismo em relação à ideia de progresso. supremacia do homem em relação à máquina. inovação do pensamento sustentável. desenvolvimento e organização dos sindicatos. obsolescência dos equipamentos modernos.

QUESTÃO 23               

ANDRADE, Carlos Drummond de.

O texto traz em relevo as funções metalinguística e poética. Seu caráter metalinguístico justifica-se pela a) discussão da dificuldade de se fazer arte inovadora no mundo contemporâneo. b) defesa do movimento artístico da pósmodernidade, típico do século XX. c) abordagem de temas do cotidiano, em que a arte se volta para assuntos rotineiros. d) tematização do fazer artístico, pela discussão do ato de construção da própria obra. e) dificuldade de elaboração do gênero poético, o que faz a obra ser reconhecida.

Narciso é uma personagem da mitologia grega. Ele era muito belo e, quando nasceu, um dos oráculos disse que Narciso seria muito atraente e que teria uma vida bem longa, entretanto, ele não deveria admirar sua beleza, ou melhor, ver seu rosto, uma vez que isso amaldiçoaria sua vida. Um dia, Narciso se aproximou da borda do rio e viu sua imagem refletida na água. Ficou tão encantado por si mesmo que caiu na água e morreu afogado. A charge apresenta uma crítica ao (à) a) uso exagerado da tecnologia. b) individualidade estimulada pelo contato com a mitologia. c) vaidade aliada ao uso da tecnologia. d) vulgarização da mitologia grega. e) mecanização das atividades humanas.

QUESTÃO 22               

NEVES, E. Engraxate. Disponível em: www.grafar.blogspot.com.

Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo(a)

10

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 24               

a) b) c) d) e)

Estar indeciso por excesso de cuidado. Estar tranquilo e sossegado. Estar ansioso sem necessidade. Estar desconfiado excessivamente. Estar preocupado e apoquentado.

QUESTÃO 26                Em breve, já poderá o Brasil esticar as canelas sem receio de não ser ouvido dos pés à cabeça.

Disponível em: http://www.guiaamazonia.net/empresa.php?id=1073

Em uma mesma mensagem, podem atuar várias funções; entretanto, a emissão dará ênfase a uma delas, e as demais dialogarão em segundo plano. O texto anterior apresenta predominância da linguagem a) expressiva. b) metalinguística. c) fática. d) conativa. e) denotativa.

A charge, datada de 1910, retrata a implantação da rede telefônica no Brasil. No seu enunciado, a expressão “dos pés à cabeça” indica que esta possibilitaria a integração das a) regiões mais desenvolvidas do território nacional. b) regiões mais carentes do território nacional. c) diferentes regiões do território nacional e internacional. d) regiões que fazem fronteira com o Brasil. e) diferentes regiões do território nacional.

QUESTÃO 25               

28o Anuário do Clube de Criação de São Paulo, p. 166.

De acordo com o contexto, o que significa a expressão “está cheio de dedos”?

11

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 27               

d) vedar a entrada de estrangeiros de maioria mulçumana, inicialmente, durante um período de três meses. e) investigar todos os que desembarcaram em solo estadunidense para detenção dos que não possuem o Green Card.

Iranian PhD student detained at JFK amid immigration chaos By Elizabeth Rosner and Emily Saul January 29, 2017 | 11:11am | Updated

QUESTÃO 28               

Police take a security measures during the protest against President Donald Trump’s 90-days ban of entry on 7 Muslim-majority countries at JFK.Getty Images.

A Long Island PhD student from Iran has been detained at JFK for the past 24 hours following President Trump’s executive order instituting extreme vetting, her distraught friend told The Post. Vanideh Rasekhi Stonybrook University: “She arrived yesterday and she has been in detention for over 24 hours,” Mitra Vardei sobbed, referencing her friend Vahideh Rasekhi. O presidente americano recém-eleito, desde sua chegada à Casa Branca, assinou doze polêmicos decretos, gerando fortes tensões no país. Como prometido, Trump começou sua reforma nas áreas da saúde, imigração, comércio, energia, justiça e administração. A ordem executiva assinada por Trump com relação à imigração exige a) liberar o acesso dos imigrantes de apenas sete países do Oriente Médio e da Rússia ao território americano. b) controlar democraticamente a liberação dos estudantes estrangeiros para ingressarem nas universidades. c) proibir a entrada de quaisquer indivíduos, mesmo familiares, que não tenham reconhecida a nacionalidade americana.

Desde a Antiguidade, a propaganda é uma forma de comunicação que visa influenciar a atitude de uma comunidade em direção a algo. A provisão de informação imparcial (propaganda), apresenta informações para, principalmente, influenciar uma audiência, usa mensagens para reproduzir, em um tom mais emocional do que uma resposta racional, a informação. O anúncio revela a) uma inevitável preocupação com a queda do mercado de cigarros. b) o descaso com o desejo das pessoas que optam em não parar de fumar.

12

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

c) com sutil ironia, a preocupação com os fumantes e os não fumantes. d) que a vontade de saciar um gosto particular não afeta a vida dos outros. e) de forma simples, que fumar não traz consequências nocivas à saúde.

a) amamos sempre, sem a necessidade da presença do outro. b) nunca amaremos, independente de onde estivermos. c) suportando qualquer separação, conseguiremos amar. d) homens e mulheres se amam com prioridades distintas. e) não há diferença entre o amor masculino e o amor feminino.

QUESTÃO 29                When a Woman Loves a Man

QUESTÃO 30               

When a man loves a woman, he is in New York and she is in Virginia Or he is in Boston, writing, and she is in New York, reading, Or she is wearing a sweater and sunglasses in Balboa Park and he Is raking leaves in Ithaca Or he is driving to East Hampton and she is standing disconsolate At the window overlooking the bay Where a regatta of many-colored sails is going on While he is stuck in traffic on the Long Island Expressway When a woman loves a man it is one ten in the morning She is asleep, he is watching the ball scores and eating pretzels Drinking lemonade And two hours later he wakes up and staggers into bed Where she remains asleep and very warm.

Geralmente, o anúncio publicitário é um gênero textual que tem a finalidade de promover um produto de uma marca ou uma empresa, ou, ainda, de promover uma ideia. O produto exposto na propaganda promete a) colorir os cabelos em alguns minutos. b) clarear os dentes em poucos instantes. c) delinear os olhos melhor, realçando-os. d) acabar totalmente com o envelhecimento. e) reduzir rapidamente as rugas.

LEHMAN, David.

Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. O techo do poema When a woman loves a man, de David Lehman, deixa uma certeza de que

13

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 31               

ou dentro de balões. Com base no argumento verbal do texto, o chefe a) manteve seu apoio integral às decisões do seu mais valoroso colaborador. b) mudou o horário da reunião e pediu para o empregado avisar aos outros. c) assumiu a total responsabilidade pelo insucesso da reunião. d) alterou o dia da reunião, não fazendo o comunicado a ninguém da empresa. e) acusou o funcionário de negligência pela indevida modificação do horário.

QUESTÃO 32                Peter Baker is from Manchester, but Paul and John are from London. Manchester and London are cities in England. Hamburg is a city in Germany. Sandra ______ at school today. Jack and Peter ________ her friends. They _______ in the same class. Mr and Mrs Baker ________ on a trip to the USA to visit their cousin Anne. She _________ a nice girl. Peter says: “My grandfather ________ in hospital. I ________ at home with my grandmother.” “What time ________ it?” “It‘s 8 o’clock.” “_______ you tired?” “No, I _________ not.” As formas do Verb To Be no Present Tense que completam corretamente o texto acima são: a) is – is – is – are – isn’t – aren’t – am not – is – Is – was. b) was – were – were – were – was – was – was – was – Were – was. c) is – is – are – is – are – are – ’m not – aren’t – Isn’t – ’m not. d) be – won’t be – ’ll be – be – ’ll be – won’t be – be – be – Will – ’ll be. e) is – are – are – are – is – is – am – is – Are – am. As tiras humorísticas consistem em um segmento de uma história em quadrinhos, na qual há a fusão da linguagem verbal e não verbal, em que as falas dos personagens são representadas através de legendas

14

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 33               

QUESTÃO 35               

Assinale a frase em que há a presença de Possessive Pronouns. a) This is my cat, not your cat. b) This dog is mine, not yours. c) I didn’t have my book so Jenny lent me her book. d) Your car is a lot faster than my car. e) I’m going to give you your money back.

QUESTÃO 34                My name is Peter; I _________ in the suburbs of Boston with my family. Most of people __________ we are rich because we ________ in a big house. But our family __________ to be like any other one. Maggie, is my wife, likes cooking. She enjoys being in the kitchen with her friends. At the moment she __________ a cake and you can’t talk to her...

Sobre a tira acima, podemos afirmar que os dois tipos de pronomes presentes no argumento verbal são, respectivamente, a) subject pronoun and reflexive pronoun. b) object pronoun and possessive adjective. c) possessive pronoun and object pronoun. d) personal pronoun and demonstrative. e) reflexive pronoun and subject pronoun.

Completam corretamente as lacunas do fragmento acima as seguintes expressões: a) live – believe – live – seems – is making. b) live – believes – to live – is seeming – is going to make. c) will live – are believing – are living – seem – makes. d) am living – ‘ll believe – lived – to seem – were making. e) live – to believe – were living – seemed – will make.

QUESTÃO 36                I. __________does Julia like? She likes to travel a lot. II. _________ do Mike study with? With Lisa. III. _________ do they study? At Ari de Sá school. IV. _________ does Kathy speak so loud? Because she loves her voice! V. __________ does Jack arrive? Around 10 o’clock. Escolha a alternativa correta para fazer as perguntas acima. a) How – Which – Whom – Whose – Who. b) How many – How much – How – How far – How deep. c) Which – What – Where – Whom – Whose. d) When – Why – Which – Who – What. e) What – Who – Where – Why – When.

15

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

a. Desconsidera em seus marcadores de fatos significativos outros pontos de vista etnográficos, culturais e ideológicos, embora inclua fatos significativos de muitas outras culturas e os colocam como marcadores dos processos sociais e históricos das mesmas. b. Exclui em seus marcadores de fatos significativos, qualquer fenômeno que venha destacar a cultura não ocidental, mesmo tendo em vista que o processo histórico europeu se deu vinculado aos contatos culturais com outros povos. c. Inclui os processos históricos de outras culturas e seu desenvolvimento nas artes e nas ciências, dando-lhes importância similar naquilo que constituiu para esses povos seus fatos mais significativos d. Distribui igualmente na linha cronológica os fatos significativos de cada cultura, dentre as quais, aquelas que partilham encontros e desencontros com os europeus conquistadores. e. Não há uma relação direta entre a Linha de Tempo Ocidental, as crenças e valores do grupo habitante dessa porção do planeta, nem tampouco se registram nela os fatos mais significativos

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS QUESTÕES DE 37 A 72

QUESTÃO 37                Jacques Le Goff afirma que não há história imóvel e a história também não é pura mudança, mas sim o estudo das mudanças significativas Partindo desse pressuposto é correto afirmar que: a)

b)

c)

d)

e)

A história tem por fundamento a continuidade e a mudança, o estudo do tempo em seus recortes, cujos fatos se desvinculam do caráter do antes e depois. A história é a investigação do tempo cronológico isentando-o dos fenômenos históricos, nesse sentido tempo histórico e cronológico significam a mesma coisa. Extrai-se do pensamento de Jacques Le Goff a ideia de que a história é um estudo e, como tal, inclui um método que estuda somente as permanências históricas. Sob a ótica de Le Goff a história não é estática e nem só constituída de rupturas, mas seu estudo deve ter por base a investigação dos processos desencadeadores de grandes mudanças. Depreende-se do pensamento de Le Goff que a história, necessariamente, é um estudo das grandes mudanças, desconsiderando os processos desencadeadores das mesmas.

QUESTÃO 39                Acerca dos deslocamentos do homem a partir da África e as principais teorias de ocupação do continente americano é correto afirmar que: a) Os grupos humanos mais antigos, são originários do sul da Ásia, de onde recuaram mais ao sudoeste e ocuparam a África. Ponto de partida para a Europa e Ásia setentrionais. A passagem pelo Estreito de Bering se constituiu como consequência da fuga dos grupos humanos dessas áreas frias. b) De matriz africana, os primeiros grupos humanos se deslocaram em direção à Ásia e Europa. Alguns grupos, em milhares de anos, atravessaram a Ásia setentrional e atingiram as águas possivelmente

QUESTÃO 38                Apesar de bastante controverso, convencionou-se a dividir a história em fases. Essa divisão é cultural e parte de uma visão de mundo com significados restritos a um grupo específico: os europeus. Sobre a Linha de Tempo Ocidental pode-se afirmar que:

16

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

congeladas do Estreito de Bering. Fatores climáticos e tempo de mutação genética, dentre outros, levaram tais grupos a perderem as feições negróides e a assumirem traços mongóis. c) A corrente do Pacífico é uma teoria, cujo indício mais forte no Brasil foi o achado do crânio de Luzia. Seus antepassados seriam originários da Austrália. Essa corrente migratória teria povoado todo o continente americano. d) A corrente do estreito de Bering é a mais aceita entre os estudiosos pelas suas evidências. Grupos humanos originários da América teriam atravessado o Alasca e a Rússia por meio do Estreito de mesmo nome. Daí se explica a semelhança entre nativos americanos e os habitantes da Mongólia. e) A corrente do Estreito de Bering é bastante aceita, embora não seja a única hipótese plausível. Investigações recentes dão conta de correntes migratórias que partiram da América e ocuparam regiões inóspitas da Ásia.

armazenamento dos excedentes agrícolas, produtos de trocas comerciais. d) A produção de excedentes agrícolas está diretamente ligada às trocas comerciais. A escrita era desnecessária nessas transações e surge da necessidade humana de registrar seus feitos heróicos como batalhas e conquistas. e) O surgimento dos núcleos urbanos antecede a produção agrícola e o sedentarismo. As demandas da cidade eram atendidas pela prática da coleta e da caça, por meio das relações de comércio.

QUESTÃO 41                Oração ao Nilo Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra E vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu – inesgotável – que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação”.

QUESTÃO 40                A Pré-história tem seu término quando os grupos humanos desenvolvem um sistema de comunicação escrito. Embora não haja simultaneidade nesses processos humanos, pode-se, minimamente, afirmar que:

(Livros sagrados e literatura primitiva oriental. Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos para o 1º grau. São Paulo: CENP/Sec. de Est. da Educação, 1978, p. 55.)

a) A agricultura e o consequente sedentarismo humano são fenômenos anteriores à escrita. Esta, por sua vez, sucede as relações de comércio, pois registra a contabilidade das cidades com seus poderes políticos e religiosos estruturados. b) A escrita nasce das necessidades de comércio, portanto sucede a produção de excedentes agrícolas. Entretanto é um fenômeno histórico que coincide com o nomadismo humano. c) A escrita nasceu das necessidades da religião. Para registrar os dogmas sagrados que regiam as cidades sob autoridade de governos teocráticos, cujos templos serviam também de celeiros para o

Depreende do conteúdo do texto “Oração do Nilo” que o povo egípcio: a) Praticante das atividades da agricultura, da pecuária e da pesca, tinha no Nilo sua fonte de vida material, embora não lhe atribuísse a personificação de divindade ou qualquer poder sobrenatural animista. b) Atribuía ao Nilo um poder sobrenatural, de personificação da divindade, criador dos campos, 17

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

demonstrando o monoteísmo egípcio de culto ao deus Amón-Rá, que caracterizou a religiosidade egípcia em toda a sua história. c) Estavam sob um governo dinástico- teocrático, que se enriquecia com a prosperidade dos templos armazéns das fartas colheitas, oriundas da fertilidade do Nillo, glorificado, na sua suposta personificação do divino. d) Acreditavam na divindade presente no Nilo que criava o trigo e fazia nascer o pão, sendo a base da sobrevivência daquele grupo na região do Crescente Fértil. e) Glorificavam o Nilo como se cultua a uma divindade, pois atribuíam a Ele o poder divino de Rá. A nenhum outro mito foi atribuída a divindade do Nilo.

fenícios e hebreus que tiveram governos imperiais, sediados em uma única cidade. c) Egípcios, mesopotâmicos e romanos experimentaram, predominantemente, formas de governo fundamentadas na unificação política, em torno de um poder central, experiência não partilhada por fenícios e gregos que se dividiam em cidades autônomas em situação de conflito. d) Persas, fenícios, gregos e egípcios experimentaram governos descentralizados em todo o decorrer de seus processos históricos. O que não ocorreu com os romanos e mesopotâmicos, que jamais experimentaram a divisão de poder político sos históricos. O que não ocorreu com os romanos e mesopotâmicos, que jamais experimentaram a divisão de poder. e) As civilizações orientais tais como Egito, Mesopotâmia, Fenícia e Pérsia nunca experimentaram governos centralizados, o que os diferem das civilizações clássicas ocidentais, já que Roma e Grécia só foram administradas por governos locais e autônomos.

QUESTÃO 42                O poder político foi se organizando com a formação das primeiras cidades. Adquiriu feições próprias em cada lugar, respeitando a forma como os grupos humanos foram se estruturando. Em algumas regiões teve características centralizadoras, em outras, se fragmentou em cidades autônomas. Mas disputas e conflitos de interesses é um fenômeno comum entre essas distintas estruturas políticas.

QUESTÃO 43                A unidade religiosa e linguística são elementos que caracterizam um povo e estabelece muitos parâmetros de seu modo de vida, de seus costumes e da forma como este estabelece relações com os demais. Das grandes civilizações da antiguidade até os reinos que se formaram na Idade Média, a religião, sobretudo, esteve presente, impondo a forma como tais grupos se organizavam.

XAVIER, Ilda.

No que se refere às características de centralização e descentralização do poder, ao longo da história das grandes civilizações, é correto afirmar que: a) Sumérios experimentaram a descentralização, assim como os egípcios pré-dinásticos. Mas o Egito dinástico assumiu características de governo centralizado, experiência não vivida por romanos e gregos. b) Mesopotâmicos, egípcios, gregos e romanos experimentaram, predominantemente, a forma de governo fundamentada na centralização política. Experiência não partilhada pelos persas,

XAVIER, Ilda.

Sobre as civilizações mencionadas e suas respectivas religiões é correto afirmar que: a) O monoteísmo cristão esteve presente em todas elas a partir do itinerário dos hebreus, cuja epopéia se inicia na antiga Ur na Caldeia, passando pela Canaã e Egito, até o nascimento do

18

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

b)

c)

d)

e)

Messias prometido. A partir das pregações de Jesus, suas ideias foram convertendo gregos e romanos. O politeísmo esteve presente em todas as civilizações antigas, com exceção dos hebreus que desenvolveram a crença em um só Deus. O monoteísmo cristão surge das pregações dos discípulos de Jesus e se espalha, sobretudo, por Grécia e Roma politeístas. Uma Roma cristã cai sob o domínio dos bárbaros, os quais serão os novos convertidos. O Poliiteísmo antropozoomórfico foi um fenômeno presente em todas as civilizações da antiguidade oriental. O monoteísmo cristão substitui nessa região, essas crenças, tidas como pagãs, permanecendo como a religião predominante até os dias atuais. O monoteísmo judaico vai se opor ao politeísmo animista dos povos orientais. Fugindo de perseguições religiosas esse povo se fixa na Palestina, onde nasce Jesus Cristo. Suas ideias são propagadas e a crença cristã se espalha entre os judeus, romanos e gregos. O monoteísmo cristão se espalha pelo Oriente, muito mais que pelo Ocidente, tendo em vista as características dessas civilizações.

inflação é causada pelo aumento da produção originária da abundância de mão-de-obra escrava que vinha das províncias romanas. c) A crise econômica vai ser agravada pela crise escravista, já que aumentam as conquistas e com elas, os gastos do governo. Em contrapartida aumenta a oferta de mão obra e a produção, o que faz baixar o preço das mercadorias (deflação). d) A crise escravista vai gerar a crise econômica. As sucessivas rebeliões de escravos contra o estado romano vaii expor o governo e obrigá-lo a elevar os impostos para cobrir os prejuízos oriundos da diminuição da mão-de-obra. Entretanto o governo romano se nega a diminuir o ritmo das conquistas. e) A crise econômica em Roma vai afetar a produção, pois Roma, contrária ao trabalho escravo, já não consegue pagar os trabalhadores assalariados. Para tanto, aumentam os impostos, gerando uma grave crise social, pois trabalhadores desempregados não conseguem pagam seus tributos.

QUESTÃO 45                A história grega é um exemplo de como o sentimento humano da inveja pode ganhar proporções geopolíticas e deflagrar conflitos inimagináveis. Teria a inveja dos espartanos em relação a bela cidade estado rival, Atenas, inflado o ego de seus representantes e, uma vez movidos por interesses vários, passaram a disputar a hegemonia no Mediterrâneo? Fato é que quaisquer que sejam as razões dessa guerra ela trouxe consequências graves para o conjunto das cidades estado gregas que se posicionaram em blocos rivais liderados pelo belicismo espartano ou ateniense.

QUESTÃO 44                Fatores vários, de ordem interna e externa desencadearam a queda de Roma. No que se refere aos fatores de ordem econômica e social, assinale o item que melhor estabelece relações de causa e efeito entre eles. a) Os gastos excessivos com a vastidão do império levou à diminuição das conquistas e à crise escravista. A redução da mão-de-obra escrava escasseou a produção e fez disparar os preços (inflação). A crise social decorre da insatisfação do povo com essa situação e com o aumento de impostos trazido pelos sucessivos governos . b) A crise social vai agravar a crise econômica, pois um povo insatisfeito não paga seus impostos. A

XAVIER, Ilda.

Com base nas especulações do texto e nos processos históricos atenineses e espartanos, é correto afirmar que:

19

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

a) A união necessária entre atenienses e espartanos para combater o inimigo comum, os persas que investiam para tomar as colônias gregas da Ásia Menor contribuiu para fomentar a paz entre essas cidades, embora não conseguissem sustentá-la por muito tempo. b) A acusação de que Atenas desviava recursos da liga de Delos para seu próprio benefício acendeu a fagulha da guerra, constituindo-se como fator imediato para o conflito que fragilizou a Grécia em relação aos ataques externos, sobretudo, do império de Alexandre. c) A acusação de que Esparta desviara recursos da Liga do Peloponeso agravou a situação que já era tensa entre essa cidade-estado e Atenas. d) A situação de supremacia militar de Esparta vai colocá-la como uma rival em potencial de Atenas. O armistício travado entre elas não evitou as acusações de Esparta em relação à Atenas de estar desviando recursos da Liga de Corinto. e) As rivalidades entre as cidades estado gregas, organizadas em blocos rivais, vão explodir nas guerras médicas, quando todas elas, lideradas, de um lado por Atenas e, de outro, por Esparta, disputam a posse das colônias da Ásia Menor.

a) O autor fez uma relação entre República brasileira e romana, expondo os obstáculos ao pleno exercício da representatividade política nos dois contextos. b) O autor enalteceu a República romana em detrimento da brasileira, desconsiderando os conflitos de interesses e de grupos sociais que havia também no exercício da representatividade no contexto anterior. c) O autor comparou as duas formas de exercício do poder, enaltecendo a República brasileira, em detrimento da romana. d) O autor não teceu comparações entre os dois contextos, apenas minimizou a ação do Senado no contexto da República romana. e) O autor pareceu desconhecer a realidade brasileira, no que tange à representatividade política, em comparação com o conhecimento demonstrado sobre o senado romano.

QUESTÃO 47                Impérios nascem e morrem. A história do Oriente antigo dá ao investigador daquelas culturas a noção clara de que essa máxima é segura. A um povo sucede outro e erros similares são cometidos por todos os governos, equívocos que se somam às causas para a decadência de cada um dos vastos impérios antigos, como se a história perdesse a aura de mestra para corrigir desvios. XAVIER, Ilda

QUESTÃO 46                Acho que somos um dos povos com uma das piores culturas eleitorais na hora de eleger legisladores. Votamos em palhaços, em celebridades, em arrivistas, e pior, nós nos educamos para isso. Nossos representantes refletem nossa mentalidade, nós tornamos o Congresso um balcão de negócios e palco para arrivistas. O Senado não é mais a Casa Alta, o posto mais elevado do Cursus Honorum, o ápice da carreira. É só mais um cargo político, sem a mística do cargo. Não é mais a Casa dos Anciões

Considerando o fragmento de texto e o contexto dos processos de decadência dos impérios da Mesopotâmia, Egito, Pérsia e Alexandrino, pode-se afirmar que. a) Mesopotâmia e Egito não conseguiram estabelecer as bases do comércio externo que enriqueceria ainda mais essas regiões, ficando restritos às relações de trocas internas e foram engolidos pela concorrência externa dos persas. b) O Egito desenvolveu relações de troca apenas com a Mesopotâmia, já que havia carência de metais preciosos em ambas as regiões. O Império

Que Republica Queremos. Disponível em: . Acesso em 20 fevereiro 2018.

Depreende do texto que: 20

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

de Dario e de Alexandre ampliaram as trocas comerciais e o intercâmbio cultural c) Divisões internas e conflitos de interesses envolvendo os mandatários desses respectivos impérios constituíram-se como fatores comuns em seus processos de decadência, somados às pressões externas de potenciais invasores. d) Lutas de grupos sociais internos divergentes enfraqueceram os governos locais. Fato que não ocorreu no império de Alexandre, dada à tolerância com os grupos não helênicos. e) As pressões externas de grupos mais fortes e enfraquecimento do exército interno desses impérios sobrepuseram as disputas internas de poder e o enfraquecimento político de seus mandatários nos processos de decadência.

Considere as informações da notício e o processo histórico judaico para assinalar o único item correto. a) O anti-semitismo tal como apontado na notícia é um elemento novo no mundo pós segunda guerra e não existe precedente histórico desta prática no período que antecede o Grande Conflito. b) O questionamento que os judeus levantam sobre a xenofobia descrita na notícia é o resultado dos efeitos de uma tendência antiga e permanente desde os tempos do patriarcado nas terras do Oriente, passando pelas diásporas e pelo holocausto. c) O conteúdo da notícia deixa evidente que a xenofobia aos judeus hoje é inexistente, já que os novos judeus incorporaram costumes ocidentais e não praticam os costumes antigos, como, por exemplo o respeito ao sabbat. d) O itinerário dos judeus pode ser resumido em uma ordem histórico-cronológica pelo nomadismo nas terras do oriente antigo, o cativeiro na babilônia, a busca de Canaã, o movimento sionista pós segunda guerra e as diásporas. A notícia trata de uma nova diáspora judaica. e) O texto aborda o sentimento de desenraizamento judaico desde os tempos da Terra Prometida. Povo andante que encontrou na Alemanha de hoje sua velha Canaã, a nova sede de suas existências.

QUESTÃO 48                Adeus à Alemanha? No início da década de 70, a primeira geração israelita nascida na Alemanha desde a tentativa de extermínio alcançava a idade adulta. Sobretudo nas três grandes comunidades – Berlim, Frankfurt e Munique – os filhos judeus do milagre econômico fizeram ouvir sua voz cada vez mais alto. Uma voz que em muitos aspectos se distinguia da dos sobreviventes do holocausto. O advogado berlinense Benno Bleiberg, de 49 anos, especifica: “O vínculo com a tradição, à maneira das gerações anteriores, não existe mais. Continuamos convictos de que o caminho conservador, ortodoxo, seja o correto para o judaísmo. Porém ele não é mais praticado no dia-a-dia, desde o respeito às leis do sabbat à conduta de vida.” A exemplo de seus pais, de tempos em tempos eles questionam a Alemanha como sede de suas existências. Uma dúvida que se intensifica cada vez que o debate sobre a xenofobia e o anti-semitismo retorna regularmente à mídia, motivado por acontecimentos atuais. A estudante Hanna, 23 anos, de Berlim, revela que, como diversos amigos seus, notou que não mais tem lugar nessa Alemanha.

QUESTÃO 49                Para aprender Geografia, é necessário ter domínio de determinados conceitos a fim de que se possa compreender o conteúdo estudado. Mais do que isso, é importante aplicar esse conceito na prática. Vale lembrar que o estudo do espaço engloba diversas expressões que são comumente usadas nesse processo.

21

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

Leia um trecho da canção “Saudades da Minha Terra” de autoria de Estêvão Protomartir de Brito Guerra, e faça o que se pede em seguida.

De acordo com ambientalistas e veterinários, eles estão vindo do Estreito de Magalhães, entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Dezenas de pinguins foram encontrados nas praias da Bahia desde o último fim de semana. Os pinguins começaram a aparecer no litoral da Bahia no mês passado, já são 35 ilustres visitantes. De acordo com ambientalistas e veterinários, eles estão vindo do Estreito de Magalhães, entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Os bichinhos saem para comer e se perdem dos grupos nas correntes marítimas. Acabam assim alcançando a costa brasileira. Os animais chegam fracos e mal alimentados. Em Salvador, eles estão sendo tradados no Instituto Mamíferos Aquáticos. Dos 15 pinguins que foram encontrados em Salvador, cinco morreram porque estavam muito doentes. Parece que eles gostam muito da costa baiana. Há quatro anos, 1,7 mil foram encontrados, um número recorde. O Ibama vai decidir o que vai fazer com eles, certamente devolver ao mar.

“Que saudade imensa do Campo e do mato Do manso regato* que Corta as Campinas Aos domingos ia passear de canoa Nas lindas lagoas de águas cristalinas Que doce lembrança Daquelas festanças Onde tinham danças e lindas meninas Eu vivo hoje em dia sem Ter alegria O mundo judia, mas também ensina Estou contrariado, mas não derrotado Eu sou bem guiado pelas Mãos divinas” 

Riacho, córrego.

A letra ao lado está associada a qual expressão muito usada no estudo do espaço? O conceito dessa expressão é marcado mais pela subjetividade ou objetividade do observador desse mesmo espaço? Assinale a alternativa correta. a) Lugar/subjetividade b) Região/subjetividade c) Região/objetividade d) Território/objetividade e) Nenhuma das anteriores

Disponível em: http://g1.globo.com/bom-diabrasil/noticia/2012/08/pinguins-perdidos-em-correntes-maritimasalcancam-costa-brasileira.html

Música: Raízes “Galo cantou Madrugada na Campina Manhã menina Tá na flor do meu jardim Hoje é domingo Me desculpe eu tô sem pressa Nem preciso de conversa Não há nada pra cumprir Passar o dia Ouvindo o som de uma viola Eu quero que o mundo agora Se mostre pros bem-te-vi Mando daqui das bandas do rural lembranças Vibrações da nova hora Pra você que não tá aqui.

Responda às questões 50 e 51 com base nas informações a seguir. Como os demais astros, a Terra realiza diferentes movimentos. Dois movimentos influem diretamente no cotidiano humano: a rotação e a translação. Com base nesse raciocínio, leia a reportagem e um trecho da músicas Raízes, de Renato Teixeira, logo abaixo. Pinguins perdidos em correntes marítimas alcançam a costa brasileira

22

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

Amanhecer é uma lição do universo Que nos ensina Que é preciso renascer O novo amanhece O novo amanhece”.

dar conta do recado. Rodar o mundo em 12 horas realmente parece impossível, mas, felizmente, o raciocínio do meu amiguinho está incorreto e o Papai Noel tem bem mais tempo para fazer seu trabalho. Embora seja complicada, a tarefa do Papai Noel é facilitada por alguns detalhes. Disponível em: http://chc.org.br/o-segredo-do-papai-noel/

QUESTÃO 50                QUESTÃO 52               

Os fenômenos citados na reportagem e na música acima estão relacionados, respectivamente, a quais movimentos realizados pelo planeta Terra? a) b) c) d) e)

Com base no que você aprendeu sobre Fusos Horário, para o Papai Noel conseguir entregar o presente para você e para as outras pessoas na noite de Natal, ele deve se deslocar em qual direção? a) Do Norte para o Sul b) Do Sul para o Norte c) Do Leste para o Oeste d) Do Oeste para o Leste e) Do Leste para o Norte

Rotação/Translação Translação/Translação Rotação/Rotação Translação/Rotação Revolução/Translação

QUESTÃO 51                A observação da posição do Sol e outros astros permitiu que diversas civilizações adotassem esses corpos celestes como referências de orientação. A letra da música acima enfatiza um momento do dia e uma posição do Sol correspondentes a qual ponto cardeal?

QUESTÃO 53                Qual dos países abaixo seria o mais ideal para o Papai Noel começar a entregar os presentes para todas crianças na noite de Natal? a) Nova Zelândia b) Noruega c) Estados Unidos da América d) Brasil e) Finlândia

Marque a alternativa correta. a) Norte b) Sul c) Leste d) Oeste e) Noroeste

Leia o texto e responda às questões 52 e 53. O segredo do Papai Noel Outro dia uma criança comentou comigo o quão incrível era o fato de o Papai Noel conseguir entregar todos os presentes de Natal em uma única noite, porque o bom velhinho tinha “apenas 12 horas” para

23

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 54               

QUESTÃO 55                Leia o trecho a seguir, julgue os itens e marque a alternativa que contém a sequência correta dos itens verdadeiros (V) e/ou falsos (F). Às 18h horas do dia 20 de fevereiro, John McLane, residente na cidade “A”, está jogando Counter Strike (game online) com Rafael, que reside na cidade “B”, cujo relógio está marcando 11 horas (da manhã) também do dia 20 de fevereiro. Devido à proximidade de horários, é correto afirmar que as cidades A e B estão situadas no mesmo hemisfério. ( ) A cidade de John McLane fica a oeste da cidade de Rafael. ( ) Houve uma queda do sinal da internet da casa de Rafael e ele resolveu pegar um vôo que saía ao meio-dia para a cidade de John McLane, onde então poderia terminar sua jogada. ( ) Levando em consideração que a viagem tem seis horas de duração, é possível afirmar que Rafael chegaria na cidade B ainda no dia 20 de fevereiro. ( ) Entre as cidades de Rafael e John McLane há uma diferença de 8 (oito) fusos horários.

Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Um poderoso sistema de inteligência artificial criado pelo homem fez com que as máquinas se rebelassem e promovessem um holocausto nuclear. Durante essa batalha, a base militar “A”, comandada pelos humanos, esta rodeada por quatro outras bases militares: as “B” e “C”, que são aliadas, e as bases “D” e “E”, representando as máquinas. Breve sinopse da série cinematográfica “O Exterminador do Futuro”.

Seguem abaixo as coordenadas geográficas de todas elas: A: Latitude – 67° Norte/Longitude: 112° Leste B: Latitude – 67° Norte/Longitude: 105° Leste C: Latitude – 65° Norte/Longitude: 112° Leste D: Latitude – 67° Norte/Longitude: 117° Leste E: Latitude – 69° Norte/Longitude: 112° Leste

a) b) c) d) e)

A base “A” tem que lançar mísseis para se defender, mas para isso deve evitar algumas direções para não atacar os humanos. Quais direções são essas que evitariam o fogo amigo? a) Norte/Leste b) Norte/Sul c) Oeste/Leste d) Sul/Leste e) Sul/Oeste

F, F, F, F V, F, F, V F, V, V, F V, V, V, V Nenhuma das anteriores

QUESTÃO 56                Leia o texto, analise os itens e marque a alternativa que corresponde a sequência correta dos itens falsos e verdadeiros. A projeção cartográfica é definida como um tipo de traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e

24

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 57               

meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas. A representação da superfície terrestre em mapas será sempre diferente e nunca será verdadeira pois sempre será possível ser modificada e nunca será isenta de distorções. Nesse sentido, as projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor científico à cartografia.

Leia o texto, analise o mapa e faça o que está sendo pedido. Um hobbit é uma das criaturas apresentadas por J.R.R. Tolkien em suas obras (notavelmente O Hobbit e O Senhor dos Anéis), onde têm um papel principal, apesar de serem um povo secundário entre os que habitam a Terra Média.

Acesso em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3% A7%C3%A3o_cartogr%C3%A1fica

( (

( (

a) b) c) d) e)

Os hobbits são um povo discreto e muito antigo, normalmente não ultrapassam um metro de altura, são bem menos robustos que anões e consideram a possibilidade de participarem de uma aventura como uma atitude insana, pois preferem a calma de sua vida rotineira, amam uma região campestre organizada e bem cultivada. Hobbits têm ouvidos agudos e olhos perspicazes. Embora habilidosos, os hobbits não conseguem entender ou gostar de máquinas mais complicadas que um fole de forja, um moinho d’água ou um tear manual. Andam descalços, porque a sola de seus pés é muito espessa, não necessitando de calçados. Vivem em tocas grandes e confortáveis (na verdade, casas subterrâneas com um só andar) em uma terra ao oeste da Terra Média, chamada Shire (no Brasil o nome do local foi traduzido para “Condado).

) A projeção “B” é usada como com símbolo da ONU. ) A projeção “A” é muito utilizada para representar os locais da Terra onde ocorrem seis meses de dia e seis meses de noite ininterruptamente devido ao fato de preservarem o tamanho e forma original dessas áreas ) A projeção mais usada para se jogar “Batalha Naval” é a projeção “C”. ) Na projeção “A”, os paralelos são arcos e os meridianos são linhas retas convergindo para os polos.

Disponível em: http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Hobbit

V, F, F, V V, V, V, V F, V, V, F F, F, F, F Nenhuma das anteriores

25

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

Marque a alternativa FALSA. a) A escala representada no mapa é a Escala Gráfica. b) Podemos encontrar no mapa um elemento cartográfico chamando orientação. c) A legenda encontrada no mapa é rica em detalhes. d) Mordor fica a leste. e) O mapa possui título, que é um elemento cartográfico.

a) b) c) d) e)

V, F, F, V V, V, V, V F, V, V, F F, F, F, F Nenhuma das anteriores

QUESTÃO 59                Leia o trecho, julgue os itens e marque com um “X” a alternativa que contém a sequência correta dos itens verdadeiros (V) e/ou falsos (F).

QUESTÃO 58                Às 18h horas do dia 20 de fevereiro, John McLane, residente na cidade “A”, está jogando Counter Strike (game online) com Rafael, que reside na cidade “B”, cujo relógio está marcando 11 horas (da manhã) também do dia 20 de fevereiro.

Leia o texto, observe as duas escalas abaixo, que representam dois mapas distintos, e marque com um “X a alternativa que corresponde à sequência correta de itens verdadeiros (V) ou falsos (F). O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução - feita com o uso da escala torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independentemente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade.

(

( (

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartograficacomo-interpretar-reducoes-em-mapas.htm?cmpid=copiaecola

A: 1:5.000 B: 1:500.000

(

( (

a) b) c) d) e)

( (

) Escala A ˃ Escala B ) Escala B é melhor que a Escala A para representar ruas e bairros. ) Escala A = Escala B = Mesma riqueza de detalhes. ) Em relação à escala A, 02 (dois) centímetros no mapa representam uma distância real de 1.000.000 km.

26

) Devido à proximidade de horários, é correto afirmar que as cidades A e B estão situadas no mesmo hemisfério. ) A cidade de John McLane fica a oeste da cidade de Rafael. ) Houve uma queda do sinal da internet da casa de Rafael e ele resolveu pegar um vôo que saía ao meio-dia para a cidade de John McLane, onde então poderia terminar sua jogada. Levando em consideração que a viagem tem seis horas de duração, é possível afirmar que Rafael chegaria na cidade B ainda no dia 20 de fevereiro. ) Entre as cidades de Rafael e John McLane há uma diferença de 8 (oito) fusos horários. F, F, F, F V, F, F, V F, V, V, F V, V, V, V Nenhuma das anteriores

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 60               

movimento citado da charge que por sua vez geram os solstícios e equinócios. e) Nenhuma das anteriores.

Leia o texto, analise a charge e responda à questão a seguir.

QUESTÃO 61               

O dia em que as mulheres podem pedir a mão dos homens em casamento Há uma tradição que diz que o único dia em que as mulheres podem pedir as mãos de seus parceiros é no dia 29 de fevereiro. Uma das lendas conta que foi uma reclamação de Santa Brígida a São Patrício, que reivindicou o fato de que as mulheres precisavam esperar muito até que seus namorados pedissem as suas mãos. “Solícito”, São Patrício deu às mulheres o direito de pedir a mão dos homens em um dia específico, sendo o último do menor mês de um ano bissexto.

Considerando o conceito de ética e moral, o conteúdo da charge e a razão de existir das filosofias éticas, pode-se afirmar que: a) As filosofias éticas são tentativas de explicar os hábitos morais. Infere-se da charge que as filosofias éticas não poderiam explicar o hábito de mentir, pois é imoral. b) Os hábitos morais são objetos de estudo da Sociologia e da Antropologia, pois são construções sociais e de identidade dos grupos, o que não se aplica a charge, pois mentir não é um hábito geral. c) O filósofo que investiga sobre a ética poderia, juntamente com outras áreas do conhecimento, como a Antropologia e a Sociologia estudar o ato de mentir como construção social, pois cabe à filosofia ética, não o julgamento do hábito, mas o seu estudo e a criação de uma teoria que o fundamente. d) O ato de mentir é ético, pois constitui uma ética individual ou de grupo. Portanto só poderia ser estudado pela Antropologia que investiga como os fenômenos sociais são construídos previamente. e) A filosofia ética existe para separar os atos morais dos imorais e investigar como é construída a moral de um grupo. Isso significa dizer que o caso tratado na charge não poderia ser um objeto de investigação filosófica.

Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/datascomemorativas/96864-confira-12-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-oano-bissexto.htm

Os assuntos tratados no texto e na charge acima são provocados por alguns movimentos que a Terra realiza. Com base nesse raciocínio e no que você estudou sobre solstícios e equinócios, marque com um “X” alternativa correta. a) O movimento da Terra responsável pelos solstícios e equinócios é o mesmo que provoca, somente, o fenômeno citado no texto. b) O movimento da Terra responsável pelos solstícios e equinócios é o mesmo que provoca, somente, o fenômeno citado na charge. c) O movimento da Terra responsável pelos solstícios e equinócios é o mesmo que provoca os fenômenos citados na charge e no texto. d) O movimento da Terra responsável pelo fenômeno do texto é uma consequência do

27

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 62               

intencionalmente. Não há ignorância absoluta sobre o mal. d) O bem é colocado na pessoa de dentro para fora, não há um saber autêntico, a priori. Entretanto a pessoa deve escolher cultivar esse bem. e) O mal já estava em algum canto reservado da consciência individual, escondido pela cortina da ignorância cabia à Maiuêutica descortiná-lo.

A Ética é uma disciplina autônoma, ou seja, deve ser pensada separada de outros ramos da Filosofia. Um tema, sob essa ótica, deveria ser estudado unicamente pela Filosofia, independente de outros vieses que o permeiam. a) A Ética é um ramo da filosofia que deve ser pensada de forma interdependente, já que os fenômenos sociais, seu objeto de estudo, acontecem no grupo de indivíduos. b) A Ética é uma disciplina autônoma, ou seja, deve ser vista, desvinculada de outros ramos da filosofia, mas isso não quer dizer que ela esteja realmente separada de outras disciplinas tais como a Política, a Lógica e a Matemática. c) A visão da ética é que o objeto de sua investigação seja os atos humanos imorais, já que o fundamento de toda a filosofia é investigar as diferenças entre ética e moral d) A filosofia prescinde de outros ramos do conhecimento para investigar os fenômenos, isso significa dizer que ela não precisa organizar em partes o estudo do todo.

QUESTÃO 64                No que se refere à escolha entre o bem e o mal, há divergências filosóficas tênues ou mais profundas. Comparando Aristóteles Hobbes, Locke e resguardando os seus respectivos contextos históricos, pode-se deduzir que: a) Os três pensam de maneira semelhante em relação à liberdade. Para Aristóteles a liberdade da pessoa tende a levá-la a escolher o mal, hobbes em sua concepção de homem selvagem tem a mesma compreensão. Locke acrescenta que sem lei não há liberdade, já que o homem tende a não escolher a virtude. b) O primeiro afirma a tendência humana a escolher a virtude, enquanto Locke defende que a liberdade de ação precisa de regulação legal e isso se aplica a todos os indivíduos, embora também defendesse a regulação, Hobbes a atribui a um estado absolutista controlando a liberdade dos indivíduos com a conivência destes. c) Aristóteles afirma que todas as ações humanas tendem a um fim último que é a felicidade, contestado por Hobbes, o qual defende que a felicidade da maioria precisa ter controle do Leviatã político, enquanto Locke defende que a liberdade de ação não prescinde da lei. d) Aristóteles inaugura a ideia do livre arbítrio e defende a tendência do ser humano para a escolha do bem, enquanto Locke defende a ideia da regulação absolutista sobre a liberdade de escolha humana, Hobbes não considera essa regulação necessária.

QUESTÃO 63                Sócrates também foi um estudioso da ética. Ele avançou na questão do entendimento do bem e do mal. Sobre o pensamento socrático em relação a esses fenômenos, é correto afirmar que: a) O bem e o mal são relativos. Construídos socialmente estabelecem os parâmetros de um grupo. Embora para Sócrates o indivíduo tende a escolher o mal. b) A ética é uma questão de inteligência, quem sabe o que é o bem, faz o bem. Dessa feita, o mal sempre apresenta uma parcela de ignorância sobre o bem. Deve-se procurar um saber autêntico sobre o bem. c) Todo aquele que age mal, o faz deliberadamente, escolhe o mal porque quer, age

28

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 66               

e) Não há semelhanças e nem diferenças teóricas entre entre tais pensadores por viverem em contextos históricos diferentes, portanto seus pressupostos valem para o contexto vivido sem a aura da atemporalidade.

QUESTÃO 65                Talvez não haja nenhum fenômeno anímico que seja reservado de modo tão incondicional à cidade grande como o caráter blasé. SIMMEL, Georg. A grande Cidade e a vida do espírito. Universidade da Beir interior: Covilhã, 2009.

Internetês ou Português- o analfabetismo virtual. [s.d}. Disponível em:. Acesso 22 fevereiro 2018.

Para o sociólogo Simmel, a característica blasé adquirida pela sociedade atual é demonstrada:

A imagem é reveladora de uma prática cada vez mais presente na vida atual. Extrai-se da charge.

a) Na vida noturna, nos passeios ao ar livre, numa busca saudosista de tempos idos, onde estaria um espírito retrô e demodê presentes, inclusive em móveis de design antigos. b) No caráter pessoal e de pertencimento dos espaços de consumo como shopping centers e avenidas movimentadas diante de um homem urbano que se sente integrado a essa realidade e conectado com ela. c) Na impessoalidade, característica essencialmente metropolitana, traço marcante do homem urbano, consequência do massacre de uma enormidade de estímulos ou ocorrências cotidianas que o deixam inerte, anestesiado, embrutecido. d) Na busca do pertencimento a um mundo de não lugares, comungando com na visão de Marc Augé, no que se refere a ausência de espaços de convivência e de consumo. e) Na busca frenética pelo consumo e pela conexão, como se o tempo fosse moeda de troca, reservando aos shopping centers ou os corredores das lojas de departamentos os principais espaços de convivência.

a) Que a ocupação dos habitantes nos espaços da casa mudou e o quarto passou a ser mais legitimado pelos internautas como local de interação virtual, embora isso, no geral, não tenha afetado a relação entre pais e filhos. b) Que o tempo disponibilizado nas redes pelos internautas, sobretudo os mais jovens, possibilitou a criação de novos códigos de comunicação escrita e interferiu na questão da autoridade de pais sobre filhos. c) Que a relação entre público e privado ficou mais tênue e que os filhos, embora necessariamente, mais bem informados que seus pais, questionamlhes autoridade. d) O uso abusivo da internet, necessariamente dificulta a relação entre pais e filhos e expõe a vida privada, mas não interfere nas formas de comunicação. e) A fronteira entre o público e o privado ficou mais forte com o uso moderado da internet, mas isso não interferiu nas relações entre pais e filhos.

29

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

QUESTÃO 67               

investiga como o espaço natural foi historicamente construído. d) Não se apega ao estudo das particularidades físicas do meio ambiente, mas nas suas transformações pelo homem, enquanto ser social, pois na visão de seus estudiosos esse ramo da sociologia não tem caráter interdisciplinar. e) Foca sua investigação na caracterização física do meio ambiente pois entende que ela é resultado das transformações sociais que ocorreram nesses espaços.

A questão agrária sempre foi um objeto de estudo da história, acrescida pelo ramo da sociologia que passou a se chamar de sociologia rural. Essas áreas, aplicadas para o estudo da América e para uma melhor investigação dessa questão precisa considerar o modelo de colonização e o fator da subalimentação que impera nessas áreas. ocasionada pela: a) Não inserção da sua agricultura no comércio mundial. b) Insuficiência de mão de obra empregada no trabalho agrícola. c) As estruturas arcaicas ainda presentes formadas por latifúndios improdutivos. d) A situação de conflitos rurais que se perpetua, sem que haja vontade política nenhuma em resolvê-la. e) A mecanização do campo trazendo contingentes para as cidades e contribuindo unicamente para abastecer o mercado interno.

QUESTÃO 69               

QUESTÃO 68                Marx e Engels, Weber e Durkheim, todos escreveram sobre o relacionamento entre sociedade e meio ambiente natural. Contudo o termo Sociologia do meio ambiente não foi utilizado até 1971. Esse ramo da sociologia tem por objetivo: a) Recuperar e revelar a materialidade da estrutura e da vida social e produzir entendimento relevante, de modo a resolver problemas ambientais, reconhecendo a natureza física do meio ambiente e as construções sociais da natureza. b) Revelar aspectos da vida natural determinadas pelas formas de como o homem se apropria do meio ambiente para produzir lucro, restringindo essa preocupação ao Estado, já que ele serve ao grande capital. c) Não propõe a resolução das questões ambientais, pois essas são do âmbito governamental, mas

Globalização 2- Disponível em: Acesso em 20 fevereiro 2018.

Emerge da imagem e do contexto por ela abordado que: a) A globalização sendo um fenômeno marcado pela expansão dos capitais e o aprofundamento da integração planetária trouxe a superação dos velhos conflitos entre países ricos e países pobres. b) A internacionalização completa da economia com seus capitais e serviços superou a dualidade de interesses entre países ricos e emergentes, trazendo maior apoio internacional aos conflitos locais.

30

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

c) Mesmo em países emergentes e integrados ao processo de globalização econômica, permanecem alguns velhos elementos da oposição norte e sul e do imperialismo histórico sobre algumas regiões do Planeta. d) A globalização da economia serviu mais a uns do que a outros, embora os elementos que marcaram o imperialismo do século XIX já fora todos superados. e) A mundialização de capitais, que se tornam apátridos, pessoas, produtos e serviços permitiu que trabalhadores de países pobres ou emergentes competissem em pé de igualdade com trabalhadores das potências historicamente imperialistas.

do petróleo (commodities) e pelo controle estatal de produção e distribuição de produtos básicos. d) A crise política ocasionada pela acirrada disputa entre chavistas, defensores de uma maior regulação do estado e partidários de Maduro, que defendem a liberalização da economia, além da queda dos preços do petróleo. e) A crise econômica ocasionada pela dependência venezuelana da importação do petróleo (commodities) e a carestia advinda da subida dos preços da gasolina que afeta outros setores da economia

QUESTÃO 71                QUESTÃO 70               

A multiplicação desenfreada da população muçulmana na Alemanha, propelida por uma onda migratória sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial, representa uma guinada demográfica de proporções épicas, guinada que os críticos da política de imigração de portas abertas do país alertam irá mudar para sempre a fisionomia da Alemanha. "Há 20 milhões de refugiados esperando na porta da Europa". — Johannes Hahn, Comissário para a Política de Vizinhança e Negociações de Expansão da UE. Para nós hoje, o que está em jogo é a Europa, o estilo de vida dos cidadãos europeus, valores europeus, a sobrevivência ou o desaparecimento das nações européias e, mais precisamente, sua transformação a ponto de não a reconhecermos. Hoje, a questão não é meramente em que espécie de Europa nós gostaríamos de viver e sim se tudo o que entendemos como Europa irá sequer existir". — Viktor Orbán, Presidente da Hungria.

Oposição anuncia boicote às eleições na Venezuela. A coalizão de oposição MUD (Mesa da Unidade Democrática) anunciou que boicotará as eleições presidenciais na Venezuela, convocadas pela ANC (Assembleia Nacional Constituinte). Oposição anuncia boicote às eleições na Venezuela. Disponível em: acesso em: 22 fevereiro 2018.

A crise na Venezuela tem repercutido mundialmente e acirrado o debate sobre as condições da América Latina. Essa crise, entre outros antecedentes, foi desencadeada pela soma dos seguintes fatores. a) a herança do populismo chavista negada pelo radicalismo de Maduro e a perda, por isso, da governabilidade do país. b) A crise brasileira que levou o Brasil como seu principal importador de Petróleo a deixar de comprar o produto e a investir na exploração do pré-sal e a crise política que opõe socialistas e democráticos. c) A grave crise política associada à crise econômica agravada pela dependência `a enorme importação de bens, a queda do preço

SOEREN, Kernen. Revolução Demográfica na Alemanha. Disponível em:
A realidade abordada pela notícia é portadora de um perigo que assola os muçulmanos no mundo, sobretudo na Europa maciçamente ocupada por esses grupos. Esse perigo tem o nome de Islamofobia. Sobre esse fenômeno é correto afirmar que: 31

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS & CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 1º BLOCO – 1ª SERIE – ENSINO MÉDIO

a) Consiste na abertura dos países europeus sem restrições aos muçulmanos com o intuito de aproveitar-lhes a mão de obra farta e barata, a exemplo das práticas imperialistas do século XIX. b) Consiste no etnocentrismo de instituições ou grupos conservadores em relação aos muçulmanos que radicalizam seus discursos cada vez que ocorre um ataque terrorista contra cidadãos europeus. c) É a aversão a tudo que tem cultura islâmica, com exceção da religião muçulmana, já que o islamismo é praticado por grande parte da população europeia. d) É o mero temor dos descendentes árabes de que avance o Estado islâmico, o qual tem criado tentáculos na população muçulmana jovem e desempregada da Europa, gerando preocupações em seus progenitores de que seus filhos possam ser alvo do preconceito ocidental. e) É a visão preconceituosa que o mundo tem da Europa por estar abrigando grupos terroristas, os quais se infiltram entre os refugiados de guerra provenientes da s áreas de conflito.

Apesar da impopularidade histórica do presidente Temer, sob a perspectiva econômica, sua análise está correta. Isso se explica pelo fato de que: a) A bolsa sobe, entre outros fatores, na proporção da entrada do capital dos investidores estrangeiros, movidos pela medida positiva do risco país e efeito psicológico que as medidas governamentais, embora, muitas vezes, impopulares e restritivas, causam no mercado. b) A bolsa sobe na medida da subida do dólar que tem relação direta com a entrada do capital estrangeiro no país. Governos impopulares o tornam assim, porque, quase sempre, tomam medidas de abertura para o mercado. c) A retomada da confiança no país tem uma relação direta com as medidas que beneficiarão o capital produtivo ou de investimentos especulativos. Isso significa dizer, necessariamente, que se a bolsa sobe a popularidade do governo aumenta. d) As propostas de reforma do governo vem ao encontro de uma crise social sem precedentes agravada por insatisfação no setor produtivo. Na tentativa de fazer um pacto entre o capital e o trabalho no país, o governo atrai a confiança dos investidores estrangeiros que compram mais ações e a bolsa sobe. e) A subida ou não da bolsa tem relação com a lei da oferta e da procura. Quando os investidores estrangeiros não compram as ações das principais empresas brasileiras, a bolsa tende a subir e em relação a isso, vale o inverso.

QUESTÃO 72                Quando a bolsa sobe é porque há confiança no país diz Temer. Em um discurso mais curto do que o habitual, de pouco mais de cinco minutos, o presidente Michel Temer exaltou a recuperação da economia e destacou os resultados da Bolsa de Valores como sendo uma demonstração da retomada da confiança no País. “Nos últimos tempos a Bolsa de valores atingiu seu pico, quando a Bolsa sobe é porque há confiança no país”, disse em uma cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 4. Quando a Bolsa Sobe é porque á confiança no país. [04 outubro 2017]. Disponível em:. Acesso em 22 fevereiro 2018.

32

More Documents from "Henrique Monteiro"

May 2020 7
May 2020 9
May 2020 8
November 2019 33
Curso De Autocad 2007
December 2019 37