2009 Epe Actividade Formativa 2

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 2009 Epe Actividade Formativa 2 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,548
  • Pages: 7
2ª Actividade Formativa UC 21037 EPE I.

Considere a seguinte função:

x

0

1

2

3

4

f X ( x)

0,05

0,03

0,5

2k

k

a) Determine K para que f X ( x ) possa ser a função probabilidade da variável aleatória X correspondente ao número de livros encomendados num mês numa banca de jornais. b) Calcule a função distribuição de X. c) Calcule a probabilidade de num mês aleatoriamente seleccionado as encomendas serem de 3 livros.

II. Seja Y uma variável aleatória discreta, conhecendo-se a informação da respectiva função de probabilidade:

y

0

1

2

3

f Y ( y)

0,2

0,3

0,3

0,2

Calcule para a variável aleatória Y: a) O valor esperado. b) A variância e o desvio padrão. c) A moda e a mediana.

Fazem parte integrante desta actividade formativa os exercícios resolvidos do livro da bibliografia obrigatória Fonseca, J. e Torres, D.(2000), Exercícios de Estatística, (vol. I ) Ed. Sílabo, capítulo 1 da-pg 41 à pg. 53; capítulo 2-da pg 79 à pg 93.

21037-AF2

1

2ª Actividade Formativa UC 21037 EPE III. Considere a variável aleatória X com a seguinte função de probabilidade:

0

1

2

3

4

0,2

0,2

0,1

0,3

0,2

x

f X (x)

a) Calcule o E ( X ) e V ( X ) . b) Considerando Y = 1 − 3 X , calcule o E (Y ) e V (Y ) . c) Sendo Z = X − 2 , determine E (Z ) e V (Z ) .

IV. Sejam X e Y duas variáveis aleatórias discretas, conhecendo-se a informação da função de probabilidade conjunta e das funções probabilidades marginais dada pela seguinte tabela:

Y 0

1

2

fx(x)

0,20

0,45

X 0

0,10

1

a)

0,15

2

0,05

fY(y)

0,25

0,15

0,40

Complete a tabela apresentada de forma a que represente uma função de probabilidade conjunta do par aleatório (X,Y).

b)

Calcule a função densidade marginal de X.

c)

Calcule o E ( X ) e V ( X ) .

d)

Calcule a função densidade marginal de Y.

21037-AF2

2

2ª Actividade Formativa UC 21037 EPE e)

Calcule o E (Y ) e V (Y ) .

f)

Calcule a cov( X , Y ) .

g)

Calcule a V ( X − Y ) .

h)

Calcule a o coeficiente de correlação linear entre X e Y e comente o seu valor.

i)

Obtenha a função distribuição conjunta.

V. A procura semanal de certo artigo em determinado estabelecimento é uma variável aleatória X, com a seguinte função distribuição:

X

X<0 0≤X<1 1≤X<2

FX(x)

0

0,2

X≥2

0,6

1

O número de artigos em stock, também por semana, nesse estabelecimento, é uma variável aleatória Y com a seguinte função distribuição:

Y FY(y)

Y<0 0≤Y<1 1≤Y<2 2≤Y<3 0

0,2

0,5

0,8

Y≥3 1

Considerando as variáveis X e Y como independentes:

a) Determine a função distribuição conjunta do par aleatório (X,Y); b) Num certa semana havia, em stock, um artigo. Qual a probabilidade de que, nessa semana, haja ruptura de stock?

VI. Diga qual das seguintes afirmações é verdadeira: Conhecendo a função densidade conjunta das variáveis aleatórias contínuas X e Y pode obter-se a função marginal de Y do seguinte modo:

21037-AF2

3

2ª Actividade Formativa UC 21037 EPE f ( x, y ) fY ( y ) = XY . fY X ( y )

+∞

fY ( y) =



f XY ( x, y )dy .

−∞

f ( x, y ) fY ( y ) = XY . f X Y ( x)

x y

f Y ( y) =

∫∫f

XY

(u , v)dudv

− ∞− ∞

VII. De um lote de peças produzidas por uma máquina, das quais 90 são perfeitas e 10 defeituosas, extraem-se cinco. Sendo X a variável aleatória que representa o número de peças defeituosas, determine:

a) O valor médio, a variância e a função de probabilidade, supondo que a extracção foi feita com reposição.

a1)

A probabilidade de nenhuma ser defeituosa.

a2)

A probabilidade de uma ser defeituosa.

b) O valor médio, a variância e a função de probabilidade, supondo que a extracção foi feita sem reposição.

c) A probabilidade da primeira peça defeituosa aparecer na 101 extracção, sabendo que se fazem extracções peça a peça com reposição.

VIII. Sabendo que a probabilidade de um indivíduo possuir uma determinada característica é 0,002.

a) Calcule a probabilidade exacta. b) Calcule a probabilidade aproximada de numa amostra de 1000 indivíduos, pelo menos três terem essa característica.

Fazem parte integrante desta actividade formativa os exercícios resolvidos do livro da bibliografia obrigatória Fonseca, J. e Torres, D.(2000), Exercícios de Estatística, (vol. I ) Ed. Sílabo, capítulo 1 da pg 53 à pg. 75.

21037-AF2

4

2ª Actividade Formativa UC 21037 EPE IX. De um lote de peças produzidas por uma máquina, das quais 90 são perfeitas e 10 defeituosas, extraem-se cinco. Sendo X a variável aleatória que representa o número de peças defeituosas, determine:

a) Com reposição o valor médio, a variância e a função de probabilidade. b) Sem reposição o valor médio, a variância e a função de probabilidade.

X. A média de ocorrência de cheias numa determinada região é uma cheia de 5 em 5 anos. Suponha que o modelo de Poisson é adequado para descrever o número de cheias. Determine a probabilidade de num período de oito anos:

a) Não haver cheias. b) Haver no máximo três cheias.

XI. Suponha que o número de avarias por semana, de uma máquina automática de venda de bebidas e chocolates, tem distribuição de Poisson de parâmetro λ = 1, 2 . Assim calcule a probabilidade de numa semana:

a) Não haver avarias. b) Haver uma avaria, sabendo que de facto ocorreram avarias nessa semana.

XII. A uma central telefónica chegam em média duas chamadas por minuto, sendo X a variável aleatória que representa o número de chamadas por minuto, calcule a probabilidade:

a) De chegarem três chamadas no primeiro minuto. b) De chegarem zero chamadas em seis minutos. c) De chegar pelo menos uma chamada em seis minutos.

XIII. Considere a variável aleatória X com a seguinte função: 0  FX ( x) =  −0,25 x 1 − e

;x ≤ 0 ;x > 0

a) Calcule o valor médio e a variância. 21037-EPE-ActF2

5

2ª Actividade Formativa UC 21037 EPE b) Calcule a probabilidade de em três observações independentes da variável aleatória X se obter, em todas elas, valores superiores a 1,5.

XIV. Sabe-se que as vendas de certa empresa, nos últimos 50 anos, têm aproximadamente

(

)

distribuição N µ , σ 2 . Atendendo a que as vendas foram inferiores a 13 milhões de euros com probabilidade 0,344578 e inferiores a 25 milhões de euros com probabilidade 0,97725, determine o valor esperado das vendas, nesse período, bem como o respectivo desvio padrão.

XV. Suponha que o tempo de vida de certa componente electrónica tem distribuição Uniforme no intervalo 0 , 4 em centenas de horas. Determinado equipamento funciona com uma componente que ao falhar é substituída automaticamente por outra, sabendo que existem 117 dessas componentes. Calcule a probabilidade aproximada de que ele falhe após 235,2 centenas de horas de utilização.

XVI. Uma máquina enche caixas com um certo detergente. De acordo com a especificação estabelecida, o peso do conteúdo de cada caixa deve estar entre 500 e 510 gramas. O peso do detergente introduzido pela máquina, em cada caixa, tem distribuição Normal. Na sequência de experiências anteriores, que consistiram em pesar grupos de 16 caixas, sabe-se que a média amostral do peso de uma caixa, tem valor médio igual a 507 gramas e desvio padrão igual a 1 grama.

a) Determine a proporção de caixas defeituosas, isto é, daquelas que não satisfazem a especificação.

b) Suponha desconhecida a distribuição da população, mas admita que cada caixa tem peso médio 507 gramas com desvio padrão igual a 1,2 gramas. Encheram-se 1500 conjuntos de 16 caixas para serem transportadas por um veículo que apenas poderá arrancar, se não levar carga superior 12 toneladas. Qual a probabilidade aproximada de que o veículo não arranque?

21037-EPE-ActF2

6

2ª Actividade Formativa UC 21037 EPE XVII. Sendo X a variável aleatória que representa o número de acertos em três tiros e sendo a probabilidade de um individuo acertar cada tiro de 0,4. Determine a função geradora de momentos e a partir dela o valor médio e a variância.

XVIII. Diga qual das seguintes afirmações é verdadeira: a) Dadas duas variáveis aleatórias: X com distribuição de Bernoulli e Y com distribuição geométrica ambas de parâmetro p, pode afirmar-se que: E ( X ) = pq e V (Y ) =

V ( X ) = pq e

V (X ) = p e

V ( X ) = pq e

1− p com q = 1 − p . p2

V (Y ) =

V (Y ) =

p com q = 1 − p . q2

1 . p

V (Y ) =

q com q = 1 − p . p2

Fazem parte integrante desta actividade formativa os exercícios resolvidos do livro da bibliografia obrigatória Fonseca, J. e Torres, D.(2000), Exercícios de Estatística, (vol. I ) Ed. Sílabo, capítulo 2-da pg 93 à pg. 116 e da pg.119 à pg. 127. Bom Trabalho!

FIM

21037-EPE-ActF2

7

Related Documents