104217387-textos-diversos-para-semana-da-patria.docx

  • Uploaded by: KátiaCorrêadaSilva
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 104217387-textos-diversos-para-semana-da-patria.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 881
  • Pages: 3
TEXTO 2

-

LEIA ATENTAMENTE A CHARGE E RESPONDA NO CADERNO.

1- Quem é a personagem principal dessa história? 2- Os quadrinhos de Caulos fazem você lembrar o poema de Gonçalves Dias? Por quê? 3-Releia o 2º quadrinho. a- Por que no balão desse quadrinho foram usados dois-pontos e aspas? b- Por que a frase do balão termina com reticências? c-Em que quadrinho termina a citação dos versos de Gonçalves Dias? Como você descobriu? 4- Observe agora os últimos quadrinhos. a- Por que a expressão do sabiá se alterou de um quadrinho para o outro? b- Que tipo de balão foi usado nos dois quadrinhos? Por quê? c- Com relação aos verbos (palavras que indicam ações, estado ou fenômenos da natureza), o que se alterou de um quadrinho para outro? E por que o verbo (era) foi destacado?

Texto 3 O poema de Gonçalves Dias deu origem a muitas outras canções de exílio, feitas por diferentes poetas, em diferentes momentos de nossa história.

1- Você observou que o poema apresenta vários pontos de exclamação? Qual é o efeito de sentido produzido pela sequência de frases exclamativas na terceira linha do poema? “Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!” -----------------------------------------------------------------------------------2- Que verso expressa que o Brasil é um pais incomparável? ----------------------------------------------------------------------------------3-- Nos versos 11 e 12: “Boa terra! jamais negou a quem trabalha O pão que mata a fome, o teto que agasalha…” a) O que significam as expressões “pão que mata a fome” e “teto que agasalha” (linha 12)? b) Qual o efeito de sentido produzido pelo uso das reticências? -----------------------------------------------------------------------------------4- De acordo com o poema, a quem a boa terra concede o “pão que mata a fome” e o “teto que agasalha” (verso 12)? ---------------------------------------------------------------------------------5- Nos versos 13 e 14: “Quem com seu suor a fecunda e umedece,” Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!” a) Que expressão o termo destacado substitui, no poema? b) Há entre os versos uma relação de causa e consequência. Com suas palavras, explique esta relação. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ANÁLISE DA LÍNGUA 1-Releia o poema e indique um substantivos: a- comum b- próprio c- primitivo d- derivado e- concreto f- abstrato ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3- Escreva o 3º e o 12º verso no plural. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------4- Sublinhe a característica ( adjetivo) que o autor usa para qualificar o substantivo ramos no verso abaixo. Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!

TEXTO

4

1- O que explica, no título do poema, o uso da palavra “facilitada”? -----------------------------------------------------------------------------2- Neste poema, há sentimentos contrários em relação a diferentes lugares. Que palavras são utilizadas para expressar que existem dois lugares em oposição? -----------------------------------------------------------------------------3- Relacione as interjeições “ah” (verso 2) e “bah!” (verso 8). O que expressa cada interjeição e como se relacionam seus significados dentro do tema do poema? -----------------------------------------------------------------------------4- Qual é o efeito de sentido produzido pelo uso das reticências, nos versos 3, 4, 5 e 6 do poema?

O poema abaixo é construído com versos de uma só palavra. Essas palavras, assim dispostas, constituem, juntas, um significado. O POETA conseguiu transmitir sua mensagem, através deste jogo de palavras.

“sabiá ... papá ... maná ... sinhá ...” ------------------------------------------------------------------------------

Canção do exílio facilitada lá? ah! sabiá ... papá ... maná ... sinhá ... cá? bah! PAES, José Paulo. Melhores poemas. São Paul0

TEXTO 5

Decifre as palavras difíceis do hino nacional para cantar direito no Sete de Setembro PASQUALE CIPRO NETO

A letra do hino nacional tem 101 anos; a melodia, 188. Escrito em 1909 por Joaquim Osório Duque Estrada, o texto apresenta um vocabulário rebuscado, difícil. E as frases nem sempre são escritas na ordem direta. Logo de cara ("Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado..."), nota-se uma forte inversão da ordem natural das palavras. Quer ver como fica o começo do hino se "desentortarmos" a frase? Vamos lá: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico. Melhorou um pouco, não? Na verdade, falta a segunda parte, que é o vocabulário: "plácidas" quer dizer "calmas"; "brado retumbante" significa "grito forte, que provoca eco, que ecoa". Pronto! Agora está claro, não? Bem, que tal traduzirmos algumas das palavras difíceis do texto? Vamos lá: "raios fúlgidos" são raios que brilham; "penhor" significa "garantia"; "em teu seio" (opa! nada de achar que se fala de...) significa "em teu interior"; "impávido colosso" significa "colosso/gigante destemido, que não se abala"; "fulguras, ó Brasil, florão da América" significa "brilhas, ó Brasil, como a grande flor da América". Bem, agora vamos combinar um pouco de vocabulário com a reordenação das palavras. Os versos "Brasil, de amor eterno seja símbolo / O lábaro que ostentas estrelado, / E diga o verde-louro dessa flâmula / Paz no futuro e glória no passado" ficam assim: "Brasil, que a bandeira estrelada que conduzes seja símbolo de amor eterno e que o verde e o amarelo dessa bandeira digam 'Paz no futuro e glória no passado'". Como você acabou de ver, "lábaro" e "flâmula" são sinônimos de "bandeira". Por fim, a "clava forte" ("Mas, se ergues da justiça a clava forte..."). A clava é um pau grosso, usado como arma. Aqui simboliza a força da justiça 1- No trecho “Agora está claro, não?” (L-10), a pontuação e a palavra destacada representam uma (A) afirmação

(B) negação

(C) surpresa

(D) escolha