0776_1

  • Uploaded by: ocsav28
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 0776_1 as PDF for free.

More details

  • Words: 867
  • Pages: 23
Quando em 1971, Ray Tomlinson concebeu pela primeira vez um programa capaz de enviar pequenas mensagens electrónicas, poucos antecipavam que por aí correria o futuro. Na altura, Ray e outros engenheiros utilizavam uma aplicação específica para deixar mensagens dentro da Arpanet, uma rede militar que serviu como protótipo para a actual Internet. Conciliando a tecnologia existente, Ray utilizou um protocolo de transferência de ficheiros para poder mandar mensagens para toda a rede. O simbolo @ (at) foi escolhido para representar o destino final. No primeiro e-mail, lia-se simplesmente "QWERTYUIOP".

E-mail, correio-e (em Portugal, correio electrónico), ou ainda email é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas electrónicos de comunicação. O termo email é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

O envio e recebimento de uma mensagem de e-mail é realizada através de um sistema de correio electrónico. Um sistema de correio electrónico é composto de programas de computador que suportam a funcionalidade de cliente de e-mail e de um ou mais servidores de e-mail que, através de um endereço de correio electrónico, conseguem transferir uma mensagem de um usuário para outro. Estes sistemas utilizam protocolos de Internet que permitem o tráfego de mensagens de um remetente para um ou mais destinatários que possuem computadores conectados à Internet.

Funcionamento O sistema de e-mail consiste em dois servidores diferentes funcionando numa máquina servidora. Uma é chamada de servidor SMTP, onde SMTP significa Simple Mail Transfer Protocol - protocolo de transferência de correio simples. O servidor SMTP lida com o correio enviado. O outro pode ser tanto um servidor POP3 como um servidor IMAP, sendo que ambos lidam com o correio recebido. POP significa Post Office Protocol - protocolo Post Office e IMAP significa Internet Mail Access Protocol - protocolo de acesso de correio internet. Um servidor de e-mail típico é assim esquematizado:



As aplicações de correio electrónico normalmente oferecem ao usuário uma série de facilidades. A maior parte delas fornece um editor de textos embutido e a possibilidade do envio de arquivos anexados á correspondência. Além disso, a maioria das aplicações permite o envio de correspondências para um único destinatário ou o envio para mais de uma pessoa ou para um grupo de pessoas.



Embora não tenha sido desenvolvida como uma ferramenta de trabalho cooperativo, os serviços de correio electrónico adaptaramse muito bem ao ambiente de grupos de trabalho onde se tornaram indispensáveis nas organizações, agilizando processos, democratizando o acesso as informações e diminuindo os custos. Esta é uma das formas mais utilizadas para o estabelecimento de comunicações através do computador.



Muitas organizações também utilizam o correio electrónico como forma de troca de mensagens, mas se quiserem utilizar recursos de groupware poderão incluí-los de forma simples e com baixo custo, com uma boa segurança.

Existem várias formas de consultar o seu email, tais como POP3, IMAP e WEBMAIL. 

POP3 Para efeitos de acesso POP3 poderá efectuar o download de uma aplicação no cPanel que efectuará a configuração automaticamente. Se pretender configurar manualmente os dados serão : Escolher Protocolo POP3 Username : email completo ( ex. [email protected] ) Palavra Chave : será a que definiu quando criou o email no painel de administração Servidor de Email POP/SMTP : mail.dominio.com ( ex. mail.marcogaspar.net ) Para que o envio de emails se processe normalmente deverá ainda activar a opção "My server requires authentication" / "O meu servidor requer autenticação".

  

IMAP Ao contrário do POP3 que faz download das mensagens para o seu PC o IMAP permite consultar e responder aos emails trabalhando no servidor. Desta forma as mensagens não serão transferidas para o seu PC. Os dados de configuração são iguais ao POP3, devendo apenas escolher o protocolo IMAP.



WEBMAIL O webmail é util quando não estamos no nosso PC ( por exemplo de férias ). Neste caso o poderá consultar o seu email com total comodidade através de um simples browser. O endereço será : www.dominio.com/webmail ( ex. www.marcogaspar.net/webmail ) Deverá aí colocar o seu email completo e a respectiva palavra chave. Terá depois três aplicações distintas à sua escolha, devendo usar a que for do seu agrado.

Relativamente ao nome, existem algumas restrições, no máximo só pode ter 64 caracteres, só podem ser usados, números, letras e o hífen (-). Relativamente à extensão, as extensões .com, .Net. .org, não têm nenhuma restrição. relativamente ás .PT existem algumas: Para registar um domínio .PT Terá de ser uma empresa cujo o domínio pretendido seja o nome da empresa ou um acrónimo do mesmo Terá de ter uma marca registada, cujo o

.com, .Net, .org São as extensões de domínios genéricos mais utilizadas na Internet, e as primeiras a aparecer. Inicialmente orientadas para o comércio (.com), redes (.Net) e organizações (.org) hoje em dia não têm (ao igual que o resto de extensões genéricas) nenhum requerimento para o registo e podem ser solicitados por qualquer pessoa. Para evitar que o seu nome na Internet seja utilizado por terceiros, costuma-se registar um domínio pelo menos com

More Documents from "ocsav28"

Compaq Presario C790ep
June 2020 18
0776_1
June 2020 20
0781_1
June 2020 20
June 2020 9
June 2020 10
Clc6-historia Da Arte
June 2020 28