04 - Recursos Em Moodle

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 04 - Recursos Em Moodle as PDF for free.

More details

  • Words: 1,339
  • Pages: 11
Recursos em Moodle

Recursos em Moodle

Ficha Técnica Título Autor Copyright Edição

Athail Rangel Pulino

Título do Manual Athail Rangel Pulino Filho Creative Commons Julho 2007

2

Recursos em Moodle

Índice Introdução

4

Recursos disponíveis

4

Criar uma página de texto simples

5

Criar uma página web

7

Link para um arquivo ou site

8

Link para um site

8

Link para um arquivo

9

Visualizar um diretório

10

Inserir rótulo

11

Athail Rangel Pulino

3

Recursos em Moodle

Introdução Em um curso no ambiente Moodle é possível acrescentar dois tipos de conteúdo: Recursos e Atividades. Neste texto descreve-se os tipos de recursos disponíveis na distribuição standard de Moodle 1.6.5+ e como configurá-los. Para acrescentar recursos o professor deve clicar em Ativar edição (na tela de abertura do curso, no alto, à direita). Ele verá, em cada semana ou tópico, dois menus pulldown para escolher o tipo de recurso ou atividade que deseja acrescentar (ver Figura 1).

FIGURA 1 – ACRESCENTANDO RECURSOS E ATIVIDADES

Recursos disponíveis Na distribuição standard da versão 1.6.5+ de Moodle estão disponíveis os recursos mostrados na Figura 2.

FIGURA 2 – RECURSOS

Athail Rangel Pulino

4

Recursos em Moodle

Criar uma página de texto simples Escolhendo inserir o recurso Criar uma página de texto simples o professor será conduzido à tela mostrada parcialmente na Figura 3. Um texto simples pode ser usado para apresentar aos alunos pequenos trechos de informação. Não é recomendável colocar textos longos, abrangendo várias telas do computador. Os campos a serem preenchidos são descritos na Tabela 1.

FIGURA 3 – INSERINDO UMA PÁGINA DE TEXTO SIMPLES

TABELA 1 – INSERINDO UMA PÁGINA DE TEXTO SIMPLES

Nome

Nome do texto, como será visto pelos alunos.

Sumário

O sumário é uma breve descrição do recurso ou da atividade. Pense nisto como se fosse metadata. O texto do sumário é visualizado no índice de recursos do curso para que os estudantes possam identificá-los com base na descrição. Apenas em alguns recursos o texto do sumário é apresentado também na página principal do conteúdo. Resista à tentação de escrever demais ou de incluir aqui o material completo!

Texto completo

Aqui é colocado o conteúdo que deve ser visto pelos alunos.

Athail Rangel Pulino

5

Recursos em Moodle A continuação da tela de inserção do recurso Criar uma página de texto simples é mostrada na Figura 4. Os campos a serem configurados são mostrados na Tabela 2.

FIGURA 4 – INSERINDO UMA PÁGINA DE TEXTO SIMPLES (CONT)

TABELA 2 - – INSERINDO UMA PÁGINA DE TEXTO SIMPLES (CONT.)

Formatando

Formato Automático - Esta opção é a mais indicada quando você usar formulários Web para escrever o texto (em vez de usar o editor HTML). Escreva o texto como se você estivesse redigindo uma email. Quando você gravar o texto, a formatação será automática. Formato TEXT - Este formato é útil quando você quiser usar código HTML escrito por você mesmo, para ser visualizado exatamente como você o escreveu. O texto só será retocado nos casos de visualização de 'carinhas' e interrupções de linhas. Formato Markdown – Este formato permite a mesma formatação usada em Wikis (atividade descrita em outra unidade deste conjunto de textos).

Janela

É mais eficaz experimentar as opções Mesma janela e Nova janela e observar o resultado do que acompanhar uma detalhada descrição de cada uma das duas opções.

Visível para alunos

Aqui o professor decide se o texto será visível pelos alunos logo após clicar no botão Salvar mudanças ou se é necessário deixá-lo ainda oculto (em construção ou deve ser mostrado em outro momento do curso).

Athail Rangel Pulino

6

Recursos em Moodle Feitas as escolhas clica-se em Salvar mudanças e o texto simples será mostrado na posição (tópico ou semana) em que foi inserido. O resultado da inserção do recurso é mostrado na Figura 5. Observe que no bloco Atividades já há um recurso relacionado. A página foi inserida na semana de 01 a 07 de julho.

FIGURA 5 – PÁGINA DE TEXTO SIMPLES

Criar uma página web Escolhendo o recurso Criar uma página web você verá a tela mostrada parcialmente na Figura 6

FIGURA 6 – CRIAR UMA PÁGINA WEB

Athail Rangel Pulino

7

Recursos em Moodle Os campos a serem preenchidos são aqueles descritos na Tabela 1, com a diferença de que agora, tanto o Sumário quanto o Texto completo são feitos no Editor Moodle, o que permite escolher tamanho de fonte, cor do texto e todos os recursos que o editor tem. A continuação da tela de configuração de uma página web tem o mesmo aspecto da tela de inserção de uma página de texto simples. Veja a Figura 4 e a Tabela 2 para saber dos detalhes.

Link para um arquivo ou site Escolhendo inserir link para um arquivo ou site o professor será apresentado à tela mostrada na Figura 7.

FIGURA 7 – LINK PARA UM ARQUIVO OU SITE

Link para um site Os campos Nome e Sumário têm a mesma função que no caso de Página de texto e Página Web. Quando se pretende inserir um link para um site Internet, o campo Localização deve ser preenchido com o endereço Internet pretendido. Por exemplo, na Figura 8, pode-se ver o Recurso apontando para o site www.wikipédia.org.

Figura 8 – Link para um site

Athail Rangel Pulino

8

Recursos em Moodle

Link para um arquivo Apontar para um arquivo é um link para um arquivo que é enviado para o ambiente de um curso em Moodle. Para enviar arquivos para o ambiente é necessário usar a ferramenta Arquivos que se encontra no bloco Administração (veja Figura 9).

FIGURA 9 – ARQUIVOS DO CURSO

Clicando em Arquivos tem-se acesso à seção de arquivos de um curso. Aqui o professor armazena os arquivos (textos, figuras, etc.) que serão usados no curso. A tela da seção de arquivos é mostrada na Figura 10.

FIGURA 10 – ARQUIVOS DO CURSO

Observe, na Figura 10, que já há um diretório criado, chamado figuras. Vamos apontar para um arquivo dentro desse diretório. Para apontar para um arquivo clica-se no botão Escolher ou enviar arquivo (veja Figura 7). A tela seguinte é mostrada na Figura 10. Clicando no diretório figuras chegase à tela da Figura 11.

Athail Rangel Pulino

9

Recursos em Moodle

FIGURA 11 – APONTANDO PARA UM ARQUIVO

Clicando em Escolher, visto na Figura 11, o arquivo escolhido será mostrado quando o recurso for acionado por um aluno.

Visualizar um diretório Todo curso tem, na ferramenta Arquivos do bloco Administração, um gerenciador de arquivos do curso. Este material aponta para um diretório dos arquivos do curso. Escolhendo este material você verá a tela mostrada na Figura 12.

FIGURA 12 – VISUALIZAR UM DIRETÓRIO

Os campos Nome e Sumário são os mesmos já descritos na seção anterior. O campo Visualizar diretório deve ser usado para escolher o diretório a ser visto e acessado pelos alunos. O diretório a ser mostrado deve ser criado, previamente, com a ferramenta Arquivos, do bloco Administração. Athail Rangel Pulino

10

Recursos em Moodle

Inserir rótulo Um rótulo é um texto simples colocado em uma semana ou tópico. Em geral é usado para organizar as semanas e agrupar atividades por tipo. Escolhendo este recurso você verá a tela mostrada na Figura 13. Como o rótulo é criado no editor do ambiente, pode conter figuras, animações e qualquer outro componente de uma página web. Vale aqui a seguinte observação: não é recomendável usar rótulos para inserir textos (mesmo que não muito longos) em uma semana ou tópico. Os rótulos são especialmente úteis para inserir títulos de seções do curso, separar grupos de atividades e recursos em uma semana ou tópico ou mesmo colocar linhas horizontais para delimitar grupos de atividades e/ou recursos. Rótulos podem ser usados, por exemplo, para organizar um tópico ou uma semana. Veja o exemplo da Figura 14. Observe que o tópico agora tem um nome e todo o conteúdo está delimitado por duas linhas, feitas usando Inserir um rótulo.

FIGURA 13 – INSERINDO UM RÓTULO

FIGURA 14 – USANDO RÓTULOS

Athail Rangel Pulino

11

Related Documents